sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Lula e Luislinda adotam mesmo padrão de comportamento, mostra análise de Eliane Cantanhede por mrk

 https://ceticismopolitico.com

Lula e Luislinda adotam mesmo padrão de comportamento, mostra análise de Eliane Cantanhede

por mrk
Eliane Cantanhede compara a atitude de Luislinda Valois - ministra dos Direitos Humanos que pediu R$ 61 mil/mês com alusão ao trabalho escravo e depois voltou atrás - com o padrão tradicionalmente executado por Lula, em análise vista no Estadão.
A colunista disse que "a ministra quis tirar vantagem com a conexão entre sua condição de negra e a escravidão, quando o teto vale (ou deveria valer) para brancos, negros, mulatos, asiáticos…".
Ela compara o caso a de "outro personagem que, há décadas, usa a seu favor a imagem de pobre, migrante nordestino, operário e… 'de esquerda'. Sim, Luiz Inácio Lula da Silva, o inimputável, o que pode tudo, ganhar presentes de empreiteiras, fatiar a propina da Petrobrás, ratear estatais e fundos de pensão entre os 'cumpanheiro', jogar as culpas na mulher já falecida, lavar as mãos diante dos erros da pupila feita presidente da República".
Eliane diz:
Se Valois quis driblar a lei por ser negra e argumentar contra a escravidão (dela, não dos outros), Lula sempre se pôs acima de críticas, de regras e agora da lei porque tem a biografia que tem. E como cuida bem dessa biografia! Em nome dela e da mítica do nordestino pobre e “perseguido pelas elites”, ele preferiu aceitar sítio, triplex na praia e apartamento em frente ao seu de presente, em vez de simplesmente comprá-los. Seu dinheiro legal dava e sobrava para isso. Mas perder a aura de pobrezinho? Jamais. Esse é o seu “trunfo”.
Até aqui a análise de Eliane é clara é coesa.
Lá no fim, ela tenta dizer que Bolsonaro também age da mesma forma, mas fica a impressão de que é mais o exercício de uma agenda do que uma comparação válida. Ela diz que Bolsonaro se faz passar por "militar" até hoje. Mas como? Ele é deputado, e um militar da reserva.
A parte final do texto não faz muito sentido. Já Lula e Luislinda fazem parte do mesmo padrão e não há como negar isso.
mrk | 3 de novembro de 2017 às 18:58 | Tags: bolivarianismoluis inácio lula da silvaLuislinda Valoismarxismosocialismo | Categorias: Artigos | URL: https://wp.me/pUgsw-oJB

Nenhum comentário:

Postar um comentário