quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Rotina de negação: Temos que cancelar o registro dos partidos brasileiros do Foro

 Ceticismo Político

Rotina de negação: Temos que cancelar o registro dos partidos brasileiros do Foro

by lucianohenrique
foro-de-são-paulo-2
Uma das melhores formas de negar as alternativas políticas presentes é pedir algo absurdo (além de inviável e injustificável). Após não conseguir, basta dizer: “Está vendo? Então estou certo de que nada adianta em termos de luta pelas vias institucionais!”.
Mas na verdade isso não passa de mais uma tática de persuasão, que pode ser tratada até como uma variação – bem específica - da “porta na cara”. Com a “porta na cara” tradicional – recomendo ler as obras de Robert Cialdini – alguém pede algo absurdo para posteriormente conseguir algo mais modesto.
Como ilustração, veja o caso onde alguém pede R$ 200.000,00 reais emprestados a um amigo, que lhe diz: “Que absurdo, não tenho essa grana”. Em seguida, se pede: “Ok, mas você tem pelo menos uns R$ 30.000,00?”. E aí a pessoa consegue o empréstimo. Isto é a “porta na cara” tradicional. Nesta variação, alguém pede algo não para conseguir, mas para expor alguém que não tenha atendido seu pedido.
Mas por que pedir o “cancelamento dos registros dos partidos socialistas do Brasil” que estejam ligados ao Foro de São Paulo? Argumenta-se por aí que “partidos não podem estar subordinados a uma entidade estrangeira”, o que é bem verdade. Mas no Foro de São Paulo não existe relação de subordinação que possa ser comprovada. Quando alguém pede “a extinção do registro dos partidos ligados ao Foro”, muito provavelmente o faz apenas por questões retóricas, e para poder dizer: “Está vendo? Não conseguimos extinguir esses partidos, logo a democracia não funciona no Brasil!”. Bullshit!
A sugestão é desafiar os demandantes a entrarem com suas próprias demandas e testarem sua aderência. Será que conseguirão o apoio de juristas respeitáveis? Quem encabeçará essa proposta? O mais divertido é que as pessoas dizendo que “o encerramento deveria acontecer” dificilmente se dispõem a transformar isso em uma demanda política. Geralmente jogam nas costas dos outros. Talvez porque nem mesmo acreditem no que pedem. Já ouvi até o argumento de "cassação vitalícia de direitos políticos de todos esses partidos", o que é até uma piada.
Em tempo: há possibilidades de pedir a punição ou até o fechamento do PT com base na operação Lava Jato. Mas não há qualquer chance de proibir todos os partidos socialistas ligados ao Foro de São Paulo. Isso não tem nem validade lógica nem validade política, e jamais encontraria um precedente. A melhor alternativa é vencê-los nas urnas, como fez Maurício Macri na Argentina contra Cristina Kirchner.
Pedir a extinção de partidos socialistas com base em uma interpretação muito elástica das regras constitucionais para partidos é ilusão. Ou enganação mesmo.
lucianohenrique | 11 de fevereiro de 2016 às 1:35 am | Tags: bolivarianismoextrema-esquerda,foro de são pauloguerra políticajogos políticospetralhasPTsocialismo | Categorias: Outros | URL: http://wp.me/pUgsw-buq

Nenhum comentário:

Postar um comentário