domingo, 28 de fevereiro de 2016

A direita e as bolas quadradas

 Ceticismo Político

A direita e as bolas quadradas

by lucianohenrique
78_skol_bola-quadrada1mbps
Ja tive meus entreveros com Roger Scar no passado, todos eles resolvidos por vários motivos, especialmente por compartilhamentos várias ideias em comum, bem como termos vários adversários em comum (em especial a extrema-esquerda). E tenho acompanhado com cada vez maior atenção seu blog Modo Espartano, que tem dado boas dicas sobre guerra política.
Há um mês soube que Roger estava preparando um guia (ou cartilha) sobre guerra política e já me interessei pelo conteúdo. Nesta sexta-feira, 26/2, o material foi divulgado na forma de um ensaio de 50 páginas que assim Roger apresenta:
Hoje publico meu primeiro "livro", entre aspas mesmo. Não se trata realmente de um livro. Ele tem apenas cinquenta páginas e é, na realidade, um ensaio sobre política. Abaixo vou resumir um pouco da essência deste ensaio para que você o veja e, se achar bom, compartilhe por aí. A publicação dele é gratuita por ser a primeira coisa que publiquei nesse sentido, então quero medir o efeito disso.
"Bolas Quadradas" pode parecer um nome estranho, mas já no início você entenderá a razão dessa escolha. De fato, a principal intenção desse ensaio é instruir politicamente os liberais e libertários para que eles se tornem mais eficientes em suas abordagens e projetos. Os princípios, táticas e ideias expostos aí, entretanto, servem bem a qualquer ideologia. Não há nada que impeça um conservador ou mesmo um socialista de usá-los.
Ao longo do ensaio abordo questões que são centrais, sem me preocupar muito com o que é tangente. Um dos melhores capítulos, a meu ver, é o que fala sobre as Janelas de Overton. Também recomendo fortemente a leitura do capítulo "Forma e Conteúdo", onde explica conceitos de publicidade política, semiótica e linguagem.
Como a maioria de meus seguidores sabe, defendo uma fragmentação da "direita", que no livro está definida como a oposição à esquerda. É claro que liberais e libertários entendem que não somos realmente de direita ou de esquerda, mas o uso desse conceito, nessa forma, serve ao propósito do raciocínio aí inserido. Para outros contextos, considere o Diagrama de Nolan.
Agradeço especialmente ao meu colega Octávio Henrique, tanto pela revisão textual quanto por ter me ensinado que o uso de ponto final antes do "mas" é indesejável.
Leia com carinho.
E é isso que igualmente recomendo. Leia cuidadosamente, pois vale o tempo despendido.
Entre os temas abordados, está a Janela de Overton, solenemente ignorada por muitos direitistas. Mas em particular minhas partes preferidas ficam em relação à constatação de que a noção defendendo que "a direita precisa se unir" é falida. Na verdade, assim como tenho defendido neste blog desde 2014, não precisamos buscar uma "união de direita", mas a compreensão de alguns objetivos em comum, para, enfim, atuar com base na pulverização.
Você quer mais detalhes das razões para isso e de como uma divisão consciente da direita funcionaria? Então clique aqui para baixar "Bolas Quadradas", o ensaio de Roger Scar. Concordo com a abordagem dele.
lucianohenrique | 27 de fevereiro de 2016 às 9:56 pm | Tags: extrema-esquerdaguerra políticajogos políticosmarxismopetralhasPT,socialismo | Categorias: Outros | URL: http://wp.me/pUgsw-bYV

Nenhum comentário:

Postar um comentário