segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CUIDADO COM A DOR DE GARGANTA.

Sem o tratamento correto, dor de garganta pode gerar febre reumática e problemas cardíacos
Principal erro dos pais é parar o tratamento com antibiótico antes do tempo prescrito
Crianças acometidas por dor de garganta de origem bacteriana podem correr o risco de ter febre reumática e problemas cardíacos, se não tratadas adequadamente.
O principal vilão é a bactéria denominada de Streptococcus pyogenes, responsável por causar infecção nos tecidos da garganta e da laringe. Pesquisadores da Universidade de Melbourne, Austrália, estimaram que essa bactéria causa mais de 500 mil mortes por ano no mundo.
A consequência mais severa desse tipo de infecção é a doença reumática do coração, que alcança uma prevalência de pelo menos 15,6 milhões de casos e mais de 200 mil mortes a cada ano. Além disso, crianças com asma apresentam risco de 40% de terem infecções por essa bactéria, segundo pesquisa efetuada pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos.
De acordo com o pediatra Paulo Nader, gestor da Neonatalogia do Hospital Universitário — Mãe de Deus, a febre reumática surge principalmente devido ao uso descontinuado de antibióticos.
— Após os sintomas de amigdalite ou faringite terem desaparecido, alguns pais podem acreditar que o antibiótico não é mais necessário, suspendendo o seu uso antes de completar a prescrição correta. Porém, a bactéria ainda não foi totalmente eliminada do organismo — comenta o médico.
O especialista explica que a febre reumática afeta, principalmente, crianças entre três e 15 anos de idade, e que é necessária, além da infecção pela bactéria Streptococcus pyogenes, uma predisposição genética para que a patologia se instaure.
— A febre reumática é considerada uma doença autoimune, na qual o sistema imunológico começa a atacar partes do próprio organismo após a infecção por essa bactéria — esclarece Nader.
Para as crianças que desenvolveram a febre reumática, o tratamento deve envolver antibióticos por um longo período de tempo e acompanhamento médico em longo prazo, avaliando principalmente riscos de problemas cardíacos.
Ação da bactéria no organismo
Após uma dor de garganta, ou seja, amigdalite ou mesmo faringite devido à bactéria Streptococcus pyogenes, se o tratamento não for adequado, os sintomas podem não estar presentes, mas a bactéria continua no organismo. Ela produz uma proteína idêntica a alguns tecidos do corpo, como os das juntas, dos nervos, da pele e de partes do coração.
Na tentativa de combater a bactéria, o organismo, então, produz anticorpos que acabam também afetando esses tecidos. Assim, surgem os primeiros sintomas da febre reumática, que compreendem inflamações nas articulações, com vermelhidão e inchaço, em geral, após uns 15 dias da ocorrência de dor de garganta ou faringite.
Se não diagnosticada rapidamente, a febre reumática pode afetar partes do coração, surgindo sintomas como cansaço, dor torácica, sopro no coração e lesões nas válvulas cardíacas, sendo denominada de cardite.
O sistema nervoso também pode ser afetado, surgindo a síndrome da coreia de Sydenham, que tem como sintomas principais os movimentos involuntários dos braços e pernas.
Dicas médicas
:: Nos casos de dor de garganta ou febre, sempre consultar um pediatra.
:: Os antibióticos devem ser ministrados rigorosamente dentro das prescrições médicas, sendo utilizados nos horários e no prazo indicados pelo médico.
:: Mesmo que a criança apresente melhoras, o antibiótico não deve ser descontinuado.
:: Se a criança apresenta dores e vermelhidão nas juntas, um pediatra deve ser consultado o mais rápido possível. 

Fonte: Zero Hora
Autor: Redação 
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte
RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário