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Campanha Cadê meu Crédito?
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Há duas semanas, lançamos a campanha “Cadê Meu Crédito”, que busca alertar os consumidores sobre problemas de cobranças indevidas de SVAs (Serviços de Valor Adicionado) na telefonia móvel.
Sabe quando você coloca crédito no celular e de repente ele some? Pois bem, você pode ser uma das vítimas dessa cobrança. A campanha mostra que esse problema está afetando milhares de consumidores no Brasil e movimentando uma indústria bilionária.
Somente em 2016, as empresas de telefonia ganharam R$ 8 bilhões com SVAs. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), por sua vez, recebeu mais de 300.000 reclamações de cobranças por serviços desconhecidos no ano passado.
O lançamento da campanha do Idec foi feito em parceria com alunos da Universidade de São Paulo, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e o Procon SP - uma parceria inédita e cheia de força! |
Conquistas imediatas
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A campanha tem conquistado grande visibilidade no País. O jornal Bom Dia Brasil, por exemplo, deu destaque ao trabalho do Idec e mostrou como as pessoas podem cancelar o serviço e ainda receber o valor em dobro da cobrança indevida.
Como parte da campanha “Cadê Meu Crédito”, o Procon SP criou um mecanismo para monitorar as reclamações sobre SVAs na telefonia móvel, em que, é possível registrar e enviar provas do que foi contratado ilegalmente.
O CDUST (Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações), órgão ligado à Anatel, também se posicionou formalmente após a campanha do Idec. Em uma reunião realizada em 25 de agosto, o comitê criou uma relatoria especial sobre Serviços de Valor Adicionado e se comprometeu a entregar um relatório, em outubro, sobre as ações da agência para reduzir práticas abusivas. |
Envie seu relato
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Como parte da campanha, o Idec está coletando informações sobre casos em que consumidores foram cobrados por Serviços de Valor Adicionado que não contrataram.
Acesse http://cademeucredito.info/ para participar da pesquisa! |
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