Em doze meses, mais de 28 milhões de brasileiros foram vítimas
Os internautas brasileiros costumam perder por ano, até R$ 562 por causa de fraudes on-line. Em um ano, 28,3 milhões de brasileiros foram vítimas de crimes cibernéticos.
De acordo com a pesquisa Norton Cybercrime Report, realizada pela Norton/Symantec, 75% dos internautas adultos já sofreram algum tipo de fraude on-line. Nos últimos 12 meses, 56% disseram ter sido vítimas dessas fraudes.
Ameaças sociais
Segundo o levantamento 21% dos internautas já foram vítimas de fraudes no ambiente social e móvel. Já 39% dos que possuem perfil em redes sociais foram vítimas de malwares. "Os cibercriminosos estão mudando suas táticas para atingir plataformas móveis e sociais, ambientes que estão em rápido crescimento e onde os consumidores estão menos conscientes dos riscos de segurança", afirma a advogada da Norton Internet Safety, Marian Merritt.
A pesquisa também revela que 15% dos usuários de redes sociais relatam que alguém já invadiu seu perfil e se passou por eles.
Embora 75% acreditem que os cibercriminosos estejam mirando nas redes sociais, 44% deste internautas utilizam uma solução de segurança que os proteja contra ameaças nestes ambientes. Além disso, apenas 49% usam as configurações de privacidade para controlar as informações que compartilham.
Insegurança
A pesquisa também revela que a maioria dos internautas está nos passos básicos para proteger a si mesmos e às suas informações pessoais, como apagar e-mails suspeitos e ter cuidado com os seus dados pessoais no mundo on-line. No entanto, outras precauções essenciais são ignoradas: 40% não usam senhas complexas nem as alteram com frequência.
Além disso, mais de um terço não confere o símbolo de cadeado no navegador antes de digitar informações pessoais críticas, como dados bancários.
O levantamento mostra que 40% dos internautas não sabem que um vírus pode operar de forma discreta, tornando-se difícil saber se um computador foi comprometido. Além disso, 55% relataram não estarem certos de que seu computador está limpo e livre de vírus.
27% dos entrevistados relatam ter sido notificados para alterar a senha de uma conta de e-mail comprometida. “Muitas vezes, e-mails pessoais contêm as chaves importantes para o mundo virtual. Contraventores podem tanto ganhar acesso a tudo em sua caixa de entrada do e-mail quanto também podem redefinir suas senhas para qualquer outro site que você possa acessar, clicando no link ’esqueceu sua senha‘, interceptando os e-mails e, efetivamente, bloqueando você das suas próprias contas”, afirma analista-chefe de crimes cibernéticos da Norton, Adam Palmer.
O analista ainda aconselha que para se proteger, o internauta deve utilizar senhas complexas. “Neste sentido, para proteger o seu e-mail, é recomendável a utilização de senhas complexas, sendo que de tempos em tempos haja a alteração delas”, finaliza.
De acordo com a pesquisa Norton Cybercrime Report, realizada pela Norton/Symantec, 75% dos internautas adultos já sofreram algum tipo de fraude on-line. Nos últimos 12 meses, 56% disseram ter sido vítimas dessas fraudes.
Ameaças sociais
Segundo o levantamento 21% dos internautas já foram vítimas de fraudes no ambiente social e móvel. Já 39% dos que possuem perfil em redes sociais foram vítimas de malwares. "Os cibercriminosos estão mudando suas táticas para atingir plataformas móveis e sociais, ambientes que estão em rápido crescimento e onde os consumidores estão menos conscientes dos riscos de segurança", afirma a advogada da Norton Internet Safety, Marian Merritt.
A pesquisa também revela que 15% dos usuários de redes sociais relatam que alguém já invadiu seu perfil e se passou por eles.
Embora 75% acreditem que os cibercriminosos estejam mirando nas redes sociais, 44% deste internautas utilizam uma solução de segurança que os proteja contra ameaças nestes ambientes. Além disso, apenas 49% usam as configurações de privacidade para controlar as informações que compartilham.
Insegurança
A pesquisa também revela que a maioria dos internautas está nos passos básicos para proteger a si mesmos e às suas informações pessoais, como apagar e-mails suspeitos e ter cuidado com os seus dados pessoais no mundo on-line. No entanto, outras precauções essenciais são ignoradas: 40% não usam senhas complexas nem as alteram com frequência.
Além disso, mais de um terço não confere o símbolo de cadeado no navegador antes de digitar informações pessoais críticas, como dados bancários.
O levantamento mostra que 40% dos internautas não sabem que um vírus pode operar de forma discreta, tornando-se difícil saber se um computador foi comprometido. Além disso, 55% relataram não estarem certos de que seu computador está limpo e livre de vírus.
27% dos entrevistados relatam ter sido notificados para alterar a senha de uma conta de e-mail comprometida. “Muitas vezes, e-mails pessoais contêm as chaves importantes para o mundo virtual. Contraventores podem tanto ganhar acesso a tudo em sua caixa de entrada do e-mail quanto também podem redefinir suas senhas para qualquer outro site que você possa acessar, clicando no link ’esqueceu sua senha‘, interceptando os e-mails e, efetivamente, bloqueando você das suas próprias contas”, afirma analista-chefe de crimes cibernéticos da Norton, Adam Palmer.
O analista ainda aconselha que para se proteger, o internauta deve utilizar senhas complexas. “Neste sentido, para proteger o seu e-mail, é recomendável a utilização de senhas complexas, sendo que de tempos em tempos haja a alteração delas”, finaliza.
Fonte: InfoMoney
Autor: Fabiana Pimentel
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte
Autor: Fabiana Pimentel
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte
RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário