terça-feira, 18 de outubro de 2016

Home Caso Lava Jato 10 MEDIDAS CONTRA A CORRUPCAO Contato REPÚBLICA DE CURITIBA TODOS CONTRA CORRUPÇÃO “Provas contra Lula são gigantescas”, avisa delegado da Lava Jato

marcio-anselmo
O delegado Marcio Anselmo, um dos principais nomes da Operação Lava Jato, responsável pelos inquéritos que investigam o ex-presidente Lula, defendeu que há um “conjunto gigantesco” de provas na operação, protegido por lei, que prevê o uso das chamadas provas indiciárias no processo.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, ele explicou que, nesse caso, há a “prova indiciária”. Ela corresponde a uma série de elementos que levam a uma determinada conclusão. Em crimes de lavagem de dinheito, em que há empresas de fachada, é preciso fazer essa conexão.
“O sujeito não vai ter uma procuração da empresa, não vai  deixar rastro. Isso acontece com muitos laranjas. Se o imóvel está em nome de laranjas, é óbvio que não vai deixar registrado em nome próprio. Isso a gente viu centenas de vezes na Lava Jato”, esclareceu o delegado.
Ele afirmou ainda que é muito difícil haver provas diretas em casos de corrupção e lavagem de dinheiro, mas um conjunto de indícios é, sim, suficiente para incriminar alguém. “É diferente  de um homícídio, em que você tem o autor, a arma, o cadáver, a perícia. Você não vai ter o recibo de alguém dizendo que recebeu R$ 100 mil em vantagens indevidas, referente ao contrato ta. Então, o valor da prova indiciária é muito grande.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário