segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Cantinho Vegetariano

Posted: 17 Oct 2016 03:18 PM PDT
Tofu com Espinafre e Gergelim (vegana)
Ingredientes

1 colher (sopa) de óleo vegetal
250 g de tofu firme, cortado em cubos pequenos
1 dente de alho grande picado, ou a gosto
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
1/4 de colher (chá) de pimenta-vermelha em flocos, ou a gosto (opcional)
180 g de espinafre baby, devidamente higienizado
2 colheres (sopa) de gergelim torrado
1 colher (chá) de óleo de gergelim
Shoyu a gosto

Preparo

Numa wok ou frigideira antiaderente grande, aqueça o óleo em fogo médio-alto, adicione o tofu e frite-o até ficar levemente dourado (3-5 minutos). Adicione o alho, o gengibre e a pimenta, cozinhe, mexendo, por cerca de um minuto e adicione shoyu a gosto. Junte o espinafre e refogue por cerca de um minuto. Misture as sementes de gergelim, e adicione mais shoyu a gosto. Retire do fogo e, com o auxílio de um pegador, transfira a mistura para uma travessa, deixando para trás o líquido na panela. Regue com o óleo de gergelim e adicione mais shoyu, se desejar.

Dica - Sirva com arroz, outros grãos ou macarrão. Também fica ótimo como recheio de pão pita.

Fonte: NYT Cooking - Receita de Martha Rose Shulman
Posted: 17 Oct 2016 01:36 PM PDT
Salada de Trigo com Laranja, Pimentão e Tomate Seco (vegana)
Ingredientes

2 xícaras de trigo cozido
1 laranja cortada (sem casca e sem a parte branca)
1 pimentão vermelho, em cubos
6 tomates secos picados
1 cebola roxa em fatias finas, ou a gosto
1 dente de alho amassado, ou a gosto
1 pimenta-vermelha, sem sementes, picadinha (opcional)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Suco de 1 limão, ou a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparo

Junte todos os ingredientes em uma tigela, misture bem e leve a salada ao refrigerador por algumas horas antes de servir. Se preparada na véspera fica ainda melhor, pois incorpora melhor os temperos.

Nota - O trigo é um grão que requer a imersão durante a noite e, mesmo depois disso, o tempo de cozimento é de cerca de 1 hora. Cozinhei o meu em panela de pressão por 20 minutos, e depois deixei a pressão sair naturalmente durante 10 minutos.

Fonte: Receita e foto do blog Tofu for Two
Posted: 17 Oct 2016 10:23 AM PDT
Massa Básica para Pão (vegana)
Ingredientes

1 kg de farinha de trigo peneirada
30 g de fermento biológico fresco
30 g de sal marinho
30 g de açúcar
600 ml de água 

Preparo

Em uma superfície de trabalho plana e limpa, peneire a farinha da melhor qualidade que conseguir, fazendo um monte, depois abrindo um vão. Despeje nesse vão a água, o açúcar e o fermento bem esmigalhado. Distribua o sal nas bordas desse monte de farinha para que não prejudique a ação do fermento. Espere que o fermento se manifeste, antes de por a mão na massa! Misture tudo com um garfo em movimentos circulares de dentro para fora, depois com as mãos, em movimentos ritmados de ir e vir com o pulso, levando e trazendo a massa, sovando-a bem. Molde a massa em formato de bola e deixa-a crescer por cerca de 1 hora acondicionada numa vasilha coberta com um pano. Após esse tempo, sove mais um pouco retirando todos o ar de seu interior. Molde-a novamente como uma bola, coloque-a sobre uma assadeira ligeiramente untada com óleo, cubra e espere que cresça mais uma vez, até que dobre de tamanho. Preaqueça o forno a 180º C. Com uma lâmina bem afiada, risque 4 linhas como a figura de um quadrado, na parte superior dessa bola, levando para assar imediatamente após, por cerca de 40 minutos, tempo esse necessário para que o centro do pão possa ficar bem assado.

Dicas - Nada impede que essa massa seja dividida e modelada de acordo com sua preferência. Nesse caso, a temperatura do forno precisa ser aumentada para cerca de 220° C, consequentemente o tempo cairá pela metade.
Massa Básica para Pão (vegana)

Rendimento: 1 pão

Fonte: Receita e fotos do Blog do Marbene

Nenhum comentário:

Postar um comentário