domingo, 6 de novembro de 2016

Gullar: difícil explicar a burla como verdade

 Edilson Martins

Gullar: difícil explicar a burla como verdade

by edilsonrmartins
ferreira-gullar
(...) No caso de nós, brasileiros, acresce o fato de que chegamos ao fim de uma fase que culminou no afastamento da presidente da República e na implantação de um governo interino, agora permanente.
Acresce o fato de que o governo que findou era a expressão de um regime populista, caracterizado por um ideologismo demagógico, apoiado no setor pobre e carente da população. Na verdade, versão primária de um regime dito de esquerda em aliança com o capitalismo corrupto, que ele fingia combater.
(...) Pois bem: que o povão desinformado se deixe levar pelas benesses recebidas é compreensível. Difícil de explicar, porém, é a atitude de intelectuais de esquerda que aceitam a burla como verdade.
Trechos de um artigo de Ferreira Gullar publicado hoje num  jornalão de SP. Gullar, nos anos 60, foi uma das referências, com justa razão, da esquerda brasileira.
A partir do golpe militar de 64 bateu pernas e fugiu do Brasil.
Com a reabertura política retorna, e prosseguiu como uma das melhores cabeças do pensamento crítico entre nós, por todos os motivos do mundo: poeta, jornalista, escritor, roteirista e uma vida marcada pela defesa da liberdade,
E não menos: independência no exercício de pensa.
Apesar de tudo isso, caiu no limbo, e as esquerdas brasileiras lhe viraram as costas. Tudo porque, como não poderia deixar de ser, não perdoou os equívocos e erros do Lulopetismo.
E, no entanto, é de infinita riqueza desfrutar de suas reflexões e honestidade.
Estão inclusos nesse círculo infernal da esquerda, não só Gullar, mas Ruy Castro, Nelson Motta, Miriam Leitão, José Padilha, Fernando Gabeira e tantos outros.
Para a esquerda, ou qualquer outro movimento ideológico, não existe verdade fora do gueto, do partido, da igreja.







edilsonrmartins | 6 de novembro de 2016 às 1:26 PM | Tags: Ferreira Gullar - Esquerda - Verdade - Burla | Categorias: Sem categoria | URL: http://wp.me/p5iPRc-6Os

Nenhum comentário:

Postar um comentário