Queridos amigos,
Os cientistas estão assustados. A Bélgica reativou duas antigas usinas nucleares, apesar de uma delas ter mais de 16 mil rachaduras e o reator nuclear de outra ter sofrido uma pequena explosão no ano passado.
É uma ameaça como a de Chernobyl bem no coração da Europa!
Na semana passada, quase 900 mil membros da Avaaz europeus venceram uma campanha pedindo inspeções internacionais às usinas e colocaram o assunto em toda a imprensa. Agora, se nos unirmos a eles,
podemos forçar um órgão ambiental da ONU a se envolver para tomar medidas rápidas e fechar as usinas até que seja feita uma avaliação completa da situação.
A Bélgica está tendo dificuldades para lidar com a situação. Se fizermos o maior apelo global já visto por energia segura, podemos abrir um precedente na Europa e começar a fechar dezenas de outras usinas nucleares em situação precária ao redor do mundo. Vamos juntar dois milhões de assinaturas para isso!
Assine e compartilhe via Facebook, Twitter, email… em todas as redes antes que seja tarde demais:
https://secure.avaaz.org/po/belgian_nuclear_shutdown_gl_loc/?bobnybb&v=72969&cl=9504435893Estamos entrando em uma nova era de risco nuclear. Os 25 reatores mais antigos da Europa estão próximos, ou já passaram, de 35 anos de operação. E isso não é apenas na Europa: usinas nucleares nos EUA, Japão, Índia e Rússia estão na mesma situação.
As falhas e acidentes aumentam na medida em que as usinas envelhecem: foram encontrados altos níveis de radiação em lençóis freáticos próximos a uma usina nuclear há apenas 40 km da cidade de Nova York. Há relatos de um aumento de 50% em falhas inesperadas entre 2000 e 2006 nas usinas ao redor do mundo.
A Bélgica está se tornando um símbolo mundial do perigo imposto pelas usinas nucleares antigas: em 2014, quebrou recordes em problemas inesperados nos reatores, como vazamentos e rachaduras. Em 2015, houve uma explosão em um dos reatores! Peritos dizem que por que as rachaduras estão em "algumas das partes mais vulneráveis" da usina, "se a pressão do reator falhar, podemos ter um desastre como Chernobyl ou um acidente como houve em Fukushima".
Mas temos uma baita chance de desativar essa bomba-relógio na Europa: uma Convenção da ONU para prevenir danos ambientais obriga países responsáveis por projetos que podem impactar seus vizinhos a notificar e consultar todos os governos afetados e partes interessadas. Com pressão da Alemanha e dos países da região, um pedido da ONU pode forçar a Bélgica a desativar estas usinas nucleares.
Um acidente na Bélgica pode espalhar radiação para além da fronteira e causar uma catástrofe impensável. Europeus e não-europeus ao redor do mundo não têm que viver com medo de que um desastre aconteça a qualquer momento.
Clique para adicionar seu nome e divulgue para todos:
https://secure.avaaz.org/po/belgian_nuclear_shutdown_gl_loc/?bobnybb&v=72969&cl=9504435893
Nenhum comentário:
Postar um comentário