TV Samsung traz defeito de fabricação e empresa não reconhece falha. Centenas de consumidores têm prejuízo e dor-de-cabeça
As TVs da serie B550 da Samsung trazem um defeito de fabricação grave. A fonte da TV se corrompe depois de algum tempo, provavelmente por uma falha no gerenciamento de energia da placa-mãe. O resultado é que a TV começa a desligar sozinha, e demora muitos minutos para religar, piorando cada vez mais, até que a TV não liga mais. O tempo para o problema aparecer varia. No meu caso, foi 1 ano e meio após a compra. Mas várias pessoas tiveram o mesmo problema, principalmente as compradas no fim de 2009 e primeiro semestre de 2010.
Centenas de consumidores prejudicados
Basta procurar no site Reclame Aqui que você verá a enorme lista das reclamações postadas para este mesmo modelo: são mais de 100 reclamações, só neste site. Confira »
No Youtube também é possível encontrar vídeos demonstrando o problema.Veja »
Se há tantas reclamações deste tipo na Internet, imaginem quantas pessoas foram prejudicadas no total…
Isso insinua que se trate de um defeito de fabricação!
Posição da empresa
A Samsung não reconhece este como um problema nativo do aparelho. Nunca pensou em fazer recall, o que seria o procedimento de praxe de qualquer empresa séria. Ao contrário, orienta as centenas de consumidores a seguirem o fluxograma padrão: assistência técnica. A única coisa que prometem é a “possibilidade de um desconto” no conserto, para aqueles que tiveram o azar de perceber este problema depois do período de garantia. Um transtorno e um enorme prejuízo material e moral.
O problema volta a acontecer! Consumidor fica com o prejuízo duas vezes
O cliente então resolve pagar R$ 720,00 pela troca da placa da fonte corrompida. A TV pára de apresentar o problema de imediato (desligar sozinha). Mas depois de mais um tempo, a nova placa fonte também se corrompe, porque a causa real do problema não está na fonte, mas sim na placa mãe, que por falha no gerenciamento de energia, prejudica a fonte. Só nesse momento que a assistência técnica diagnostica o problema na placa-mãe. E se o conserto da placa da fonte já custou mais de R$ 700,00, naturalmente a troca da placa mãe custaria mais caro que uma nova TV. E na verdade, essa troca nem é possível, porque a Samsung não tem mais peças de reposição para este modelo. Várias reclamações mencionam a volta do problema, por exemplo esta:http://www.reclameaqui.com.br/1130516/samsung-electronics/tv-samsung-ln40b550k1v-desliga-sozinha/
O “enrolar” do meu caso
Fui orientado pela funcionária da Samsung a enviar a TV para a assistência tecnica, e enviar o orçamento para a Samsung verificar um “possível desconto”.
- 12/11: Dei entrada na Assistência Técnica JM3939 na Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.
- 18/11: Recebi o orçamento da Assistência Técnica (R$ 720,00) e enviei imediatamente à Samsung, conforme orientação da funcionária Marly Davanso. A análise foi protocolada com o código VOC 3101066198.
- 21/12: A autorizada entrou em contato comigo e ofereceu um desconto, onde o preço cairia para R$ 550,00. Disse que aguardaria a resposta oficial da Samsung antes de qualquer autorização, já que ainda achava o valor alto para um problema que aparentemente veio com o aparelho.
- 19/01: Depois de ficar durante dois meses aguardando uma resposta, cobrar respostas por e-mail, telefonar para o SAC, receber respostas evasivas, uma nova atendente me ligou oferecendo que eu adquirisse uma TV nova com um desconto ridículo de 20% sobre o valor do mercado. A TV, da mesma linha, sairia por R$1.251,00. Achei um abuso sugerirem que eu COMPRASSE uma TV LCD igual, por tanto dinheiro, correndo o risco de novamente ter dores de cabeça. A atendente disse que tentaria um desconto maior.
- 23/01: A atendente novamente me ligou e ofereceu o novo desconto, tão ridículo quanto, onde a “nova” TV sairia por R$ 1.171,00. Respondi que não aceitaria pagar tanto dinheiro pra ter uma TV de volta com as mesmas características da minha que estava na assistência técnica.
Vou desembolsar o valor do conserto e procurar meus direitos na justiça. É uma vergonha que uma empresa aja com total indiferença com os seus consumidores, que confiaram à marca um alto investimento.
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