Amigo e amiga do Idec,
Estamos na Semana da Mobilidade! Não à tôa, o Idec lançou há alguns dias uma pesquisa para saber se as montadoras estão apresentando a etiquetagem de efiência energética veicular em seus carros. Pasme: apenas 11 dos 107 modelos verificados estavam com a etiqueta! Só para terem uma ideia de como essa informação é importante, saiba que o gasto com combustível dos modelos que participam do programa de etiquetagem em questão pode variar de R$ 2.000 a R$ 4.000 por ano! (Vejam mais detalhes da pesquisa no final do e-mail)
Entre as medidas do governo para redução do IPI para automóveis, até 2017, serão considerados critérios deeficiência energética dos veículos. Para esse processo, a obrigatoriedade da etiquetagem veicular é extremamente importante.
O Idec está acompanhando de perto essa discussão e precisa de você para ajudar na campanha #DesencalheaEtiqueta!
Assine agora a petição pela etiquetagem veicular obrigatória:
www.idec.org.br/mobilize-se/campanhas/desencalheaetiqueta
Apesar de existir desde 2009, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV),que criou uma etiqueta de eficiência energética para veículos, ainda não teve a adesão total das montadoras. Depois de 4 anos, o programa continua voluntário! Por isso, pouquíssimos carros são etiquetados e a população desconhece a existência do PBEV.
Claro que as soluções para melhorar a mobilidade urbana vão muito além de carros mais eficientes. O governo precisa viabilizar transporte coletivo de qualidade e garantir a segurança de pedestres e ciclistas.
A etiqueta veicular tem um importante papel ao informar a quantidade de combustível consumido pelos veículos (eficiência energética) e indicar as emissões de gases poluentes e de efeito estufa, os quais influenciam nas mudanças climáticas. Com ela, os consumidores estarão mais informados e poderão fazerescolhas mais econômicas e responsáveis na hora de comprar um veículo, optando pelos que consomem menos combustível e causam menos danos ao meio ambiente. Queremos que as montadoras sejam obrigadas a seguir, em relação ao consumidor brasileiro, o mesmo padrão de informação que já adotam em outros países!
ASSINE AGORA A PETIÇÃO:
www.idec.org.br/mobilize-se/campanhas/desencalheaetiqueta
Obrigado,
João Paulo Amaral |
Nenhum comentário:
Postar um comentário