segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Noblat, quer realmente saber onde o PT “se perdeu”?

 Ceticismo Político

Noblat, quer realmente saber onde o PT “se perdeu”?

by lucianohenrique
noblat
Leio na página de Rodrigo Constantino uma resposta a Ricardo Noblat. Este último questionava: "onde o PT se perdeu?". Veja o que diz Noblat:
Em que momento de sua história o PT se perdeu? Foi quando Lula, depois de três derrotas consecutivas, achou que para vencer em 2002 deveria “jogar o jogo”? Foi quando a governar com partidos, ele preferiu aliciar o apoio individual de deputados e senadores? Ou foi quando ele, uma vez superada a fogueira do mensalão, convidou o PMDB para ser o principal parceiro do PT no seu segundo governo? Escolha o momento que lhe pareça o mais significativo. Existem outros.
O meu preferido é o primeiro – aquele de “jogar o jogo”. Dirão os pragmáticos inescrupulosos: sem jogar conforme as regras usuais, Lula e o PT jamais teriam chegado ao poder.  Pergunto: valeu a pena ter chegado desprezando os valores e princípios que pareciam distingui-los de outros políticos e partidos?
Apenas pareciam, como ficou demonstrado nos últimos 13 anos. Lula e o PT governaram sem dispor de ideias para o país. Favorecidos por uma conjuntura econômica mundial positiva, improvisaram o quanto deu. Quando não deu mais, viram no aparelhamento do Estado e na corrupção os únicos meios de se sustentar no poder. Deu no que vemos.
[...] Lula não passa, nunca passou de um malandro esperto e carismático que concordou em ser cavalgado por parte da esquerda – e que acabou por cavalgá-la.
[...] A opção por “jogar o jogo”, que empurrou Lula e o PT rampa acima do Palácio do Planalto, empurrará Dilma, Lula e o PT ladeira abaixo em 2018 - ou mesmo antes.
Simplesmente, a maioria esmagadora dos brasileiros quer vê-los pelas costas. A incompetência e a corrupção exauriram o país. Ele não pode continuar mais se arrastando sem direção. Chega! Basta!
Constantino diz:
O PT nunca lutou pelas causas certas. Quem tenta aliviar o partido, os “intelectuais” socialistas que ajudaram em sua criação, os comunistas da Teologia da Libertação, um casamento forçado entre Marx e Cristo com clara predominância do primeiro, está tentando preservar uma ideologia nefasta e culpar o “pragmatismo” por toda a desgraça. Nada mais falso. O PT não ferrou o Brasil quando casou com o PMDB. Sem os fisiológicos do partidão de “centro”, o Brasil seria uma Venezuela! Era isso, afinal, que o PT desejava, conforme o próprio Lula alegava.
Noblat presta um desserviço ao repetir essa ladainha de que o PT “se perdeu”, traiu sua história, sua trajetória. Sua trajetória sempre foi de luta pelas causas erradas, esquerdistas, antidemocráticas, populistas. O PT é o câncer da política nacional. Ele e suas “linhas auxiliares”, como o PSOL. Esse discurso serve apenas para deixar o caminho livre para que a esquerda radical tente outra vez levar o país na direção errada.
Eu discordo especialmente de Noblat, e parcialmente de Constantino.
O PT sempre lutou pelas causas certas. De acordo com seus objetivos, é claro: conquistar o poder totalitário. Todavia, Constantino acerta bem ao dizer: "Sem os fisiológicos do partidão de “centro”, o Brasil seria uma Venezuela! Era isso, afinal, que o PT desejava, conforme o próprio Lula alegava." Mas vale de novo ressaltar: o país, nas mãos do PT, vai na direção certa... a caminho do totalitarismo.
Mas existe um ponto onde o PT errou. O partido de fato fez uma política econômica e de poder acertadíssima em relação aos seus objetivos totalitários. Neste ponto, não cometeu erros, mas acertou. Tudo funcionava conforme o script, mas aí surgiu uma cunha no meio do caminho: o presidente da Câmara.
Logo após a vitória de Dilma, os planos petistas tinham como pilar a censura de mídia. Cunha barrou este jogo. Ele selaria o pleno sucesso do plano totalitário. Com a mídia censurada, é fácil esconder por vários anos os escândalos de corrupção e a destruição da economia. E mesmo que o povo sofra com o colapso econômico, uma mídia controlada poderia colocar a culpa, por exemplo, "no imperialismo ianque". Eduardo Galeano já tem os frames prontos para a jogada funcionar.
As explicações dadas por Noblat são infantis e apaziguadoras. São baseadas em fantasias de jardim da infância que insistem em imaginar o PT como um partido de anjinhos que "se perderam" e viraram demônios. Acho que ele já passou da idade de crer nessas tolices, Noblat. Por favor, vamos parar com isso. Sejamos adultos.
Assim, a resposta à Noblat é simples: o PT "se perdeu" ao não conseguir censurar a mídia em tempo. No resto, estava no caminho previsto.
Em tempo: existe uma forma de censura sutil hoje em dia, mas não há nada como uma "Ley de Medios". Esse era o ouro que iria emoldurar o sucesso do projeto socialista do PT.
lucianohenrique | 29 de fevereiro de 2016 às 9:19 pm | Tags: bolivarianismoguerra políticajogos políticosmarxismopetralhasPTsocialismo | Categorias: Outros | URL: http://wp.me/pUgsw-c4e

Tucanos caem porque são frouxos, não porque atacam o PT

 Ceticismo Político

Tucanos caem porque são frouxos, não porque atacam o PT

by lucianohenrique
bichopreguica
A bobice do PSDB é de uma candura infantil. Já conspiracionaistas de extrema-direita costumam bradar :"é conchavo com o PT". Difícil provar. Na verdade, como mostrei por aqui, burrices políticas são praticadas em quantidade até maior pela direita mais radical do que pela esquerda moderada (e politicamente frouxa) compreendida pelos tucanos.
Politicamente néscios, é capaz até de acreditarem nas palavras cínicas de Kennedy Alencar sobre a queda do PSDB nas pesquisas:
A ausência da presidente Dilma no encontro do PT no fim de semana vai aumentar o isolamento dela numa hora difícil. A presidente foi atacada pelo próprio partido.
Apesar de publicamente ter defendido Dilma no sábado, o ex-presidente Lula avalizou as críticas à política econômica e ao ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Lula vai manter o discurso público de apoio a Dilma, mas avalia que ela conduz mal o governo e vai priorizar a sua defesa e uma eventual candidatura à Presidência.
Pesquisa Datafolha publicada hoje mostra que Lula está ferido, mas não é carta fora do baralho. E tem um dado preocupante para o PSDB: os tucanos deveriam estar numa situação mais confortável.
Não estão porque o partido se comporta como quem quer tocar fogo no circo. As cenas de ontem na disputa pela indicação do PSDB a prefeito de São Paulo ilustram as dificuldades locais e nacionais do partido. Muita briga e nenhuma ideia para a cidade e o país superarem as suas dificuldades.
O PT faz o típico jogo do sádico. Como para cada cascudo dado pelo PSDB no PT os primeiros tomam 10 de volta, é óbvio que não podemos dizer que os tucanos querem 'tocar foco no circo". Comportam-se na verdade, como aqueles que vão para o chuveiro para se lavar, relaxar um pouco e voltar para apanhar muito mais. Por exemplo, são rotulados de "golpistas" pelo PT enquanto devolvem com "discordâncias" e até o frame horrível dizendo que "Dilma comete erros na economia".
É exatamente esta frouxidão que tem servido como deleite para a extrema-direita - que não vai conquistar poder algum, é claro - poder rotulá-los de "partido em conchavo contra o PT". E enfim o PSDB entrou nessa espiral: quanto mais afrouxar, mais vai perder pontos, dando pretexto para uma extrema-direita ávida por descartá-los. Enquanto isso, serão acusados pelo PT de "agressivos demais" ou 'pessoas querendo tocar foco no circo".
A coisa já virou definitivamente um circo.

PSDB


PSDB - Social DemocraciaFilie-se ao PSDB
Destaques do site

"Toma que a filha é tua", análise do ITV

"No seu velho oportunismo, o PT comporta-se como se fosse oposição à sua própria administração"

"A favor do Brasil", artigo de Aécio Neves no jornal Folha de S. Paulo

"Oposição tem dado provas concretas de que fará o que for possível em favor do Brasil"

"Criaturas de Santana", por Míriam Leitão

"As criações de João Santana fizeram mal ao país e à democracia brasileira"

"Agregar valor", por Antonio Anastasia

"É o que temos buscado fazer no Brasil, assim como fizemos em Minas Gerais. Trabalhar ao invés de reclamar"

"A culpa não é sua", por Solange Jurema

"Pesquisa do IPEA indica que anualmente ocorrem cerca de 527 mil estupros no Brasil e apenas 10% são notificados"

"Para que as mulheres avancem mais", artigo de Aécio Neves

"Há 84 anos foi dado passo importante para empoderamento feminino no Brasil: a conquista do direito ao voto"

MPF exige provas de que Lula deu palestras

MPF solicitou que empresas, bancos e entidades de classe que fizeram repasses apresentem comprovantes

Resultado de 100 mil lojas fechadas em 2015: 245 mil demissões em 2016

Esse é o reflexo do desemprego crescente, do endividamento das famílias e do crédito

Lula e Marisa são intimados para novo depoimento e tentam frear investigações no STF

Promotor trabalha com hipótese de crime de lavagem de dinheiro por meio de ocultação de patrimônio

Mutirão contra o Aedes Aegypti mobilizou 120 municípios em São Paulo

Mobilização contou com participação do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP)

Aécio concede entrevista coletiva no Encontro Estadual do PSDB em Goiânia

Senador fala sobre eleições municipais, crise econômica, impeachment e manifestações de 13 de março

Lula responsabiliza Bumlai pela reforma do sítio em Atibaia, mas empresário nega

Defesa afirma que pecuarista só se envolveu no início da obra e donos preferiram chamar "construtora de verdade"

MT: Governo do Estado disponibiliza íntegra de relatório sobre o VLT

Administrado pelo tucano Pedro Taques, governo protocola primeira parte do relatório na Justiça Federal

Para especialistas, demanda fraca não sugere recuperação da economia nos próximos meses

Crise no Brasil vai se aprofundar ainda mais antes da retomada do crescimento da economia

Reativada por Ataídes, subcomissão começa apurar situação de obras públicas abandonadas no país

"Estima-se que prejuízo do abandono ou paralisação de obras públicas federais chegue a R$ 1 trilhão"

Projeções para o PIB de 2016 pioram pela sexta semana seguida, diz boletim Focus

Já as estimativas de crescimento para 2017 continuam estagnadas em meros 0,5%

"A corrupção afeta principalmente os mais pobres"

Para presidente da Transparência Internacional, corrupção é base da desigualdade social

Líder da Oposição quer explicações de Armando Monteiro sobre denúncias em ABDI

Agência tem sido usada para empregar ex-funcionários de campanha de Dilma com salários de até R$ 39 mil

"Desalento total para os trabalhadores", diz Caio Narcio sobre demissões em Minas

O polo de moveis de Ubá, um dos mais importantes geradores de emprego da região, vem sofrendo com a crise

Aloysio Nunes: "Não há ministro da Justiça que encabreste a Polícia Federal"

No posto desde o início do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, Cardozo vinha sofrendo pressão do PT

Risco de calote volta a assombrar o Brasil e tucano reage: "nós vivemos um desgoverno"

Deputado Domingos Sávio aponta o governo como principal responsável pela trajetória em declínio da economia
Leia mais notícias +

PSDB nas Redes Sociais

Facebook

#MudaBrasil

  

Twitter

@Rede45:Em Goiânia, @AecioNeves convoca brasileiros para manifestações do dia 13 de março https://goo.gl/hvm9va

Para líder do PSDB, saída de Cardozo da Justiça expõe pressão do PT e Lula

Tucano afirma que é tentativa de abafar Lava Jato e Zelotes

PT "fez o diabo" para alavancar campanha de Pimentel e vencer em Minas Gerais

TSE votou pela rejeição das contas de campanha do petista

"Estamos caminhando para uma catástrofe", afirma Tasso

Tucano critica falta de medidas do governo Dilma contra crise

Lula indica presidente de seu Instituto para vaga remunerada em conselho da Brasilprev

Para Nilson Leitão, indicação é um sinal evidente de tráfico de influência

Aécio diz que Dilma Rousseff deve refletir sobre permanência na Presidência

"Há uma conjunção de crises: política, econômica, social e moral"

Maioria dos brasileiros acredita que Lula foi beneficiado por empreiteiras

Pesquisa Datafolha analisa recentes escândalos envolvendo petista

Nova casa da ex-ministra Erenice Guerra custou R$ 4,3 mi

Imóvel de dois andares será investigado pela Zelotes

Procuradoria pede condenação de Vaccari e Duque

MPF pediu condenação por lavagem de R$ 2,4 mi do PT via gráfica

Agência estatal emprega ex-funcionários de campanha à reeleição de Dilma

Salários, vantagens e diárias da ABDI são mantidos sob sigilo

Aécio Neves lidera debate no Senado sobre aparelhamento político de fundos

Projeto prevê novas regras para dirigentes dos fundos de pensão

Líderes do PSDB reforçam necessidade de mudanças na administração do país

"Brasil não tem a menor condição de recuperar credibilidade"

PSDB planeja triplicar o número de candidatos no Rio de Janeiro

Aécio reuniu-se com principais lideranças do partido no Estado

PSDB faz encontro em Goiás para preparar pré-candidatos

"Vamos sair fortalecidos nas eleições municipais em GO e em todo o Brasil"

"Trabalho voluntário de João Santana é ilegal"

Para Otavio Leite, pode ser prova de que ele recebeu por fora

"Temos condições de restaurar Goiânia, humanizá-la e fazê-la avançar"

Para Vecci, PSDB tem condições de reparar Goiânia e avançar ainda mais

Obras no sítio de Lula custaram mais de R$ 1 milhão

Maioria de matérias-primas, produtos e serviços foi paga em dinheiro vivo

Governo Dilma: recessão provoca queda na sobra do orçamento familiar

Inflação, juros altos e desemprego estão corroendo os salários

BC bloqueia R$ 35,5 mi de contas de marqueteiro do PT, de Mônica Moura e de lobista

Bloqueio dos valores ocorreu por ordem do juiz federal Sérgio Moro

Lava Jato: Prejuízos na Petrobras já somam R$ 14,5 bi

Se somadas, penas da operação chegam a mais de 825 anos de prisão

Advogado de Bumlai contesta defesa de Lula sobre oferta de reforma de sítio

Silvio Torres (PSDB-SP) destacou que evidências contra Lula são fortes

Melhor Ator