PF é 'republicana' e investiga qualquer um, até Lula, diz ministro da Justiça
Na semana passada, procurador pediu abertura de inquérito contra o ex-presidente
11 de abril de 2013 | 16h 33
CARLA ARAÚJO - Agência Estado
SÃO PAULO - O ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, afirmou nesta quinta-feira, 11, que a Polícia Federal (PF) é "republicana" e está apta a investigar qualquer cidadão, inclusive o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Veja também:
Dirceu disse que Fux prometeu absolvê-lo do mensalão
Lula evita comentar suposto envolvimento no mensalão
RELEMBRE: Valério cita Lula e Palocci em novo depoimento
Dirceu disse que Fux prometeu absolvê-lo do mensalão
Lula evita comentar suposto envolvimento no mensalão
RELEMBRE: Valério cita Lula e Palocci em novo depoimento
A afirmação foi uma resposta a pergunta sobre se a PF teria autonomia para investigar Lula, após o pedido de instauração de inquérito para apurar o suposto envolvimento dele no escândalo do mensalão. Cardozo foi questionado durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
A Procuradoria da República no Distrito Federal pediu na última sexta-feira, 5, à PF a abertura de inquérito para apurar a acusação do empresário Marcos Valério segundo a qual Lula teria negociado, no início de seu mandato, repasses ilegais para o PT com Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom. Trata-se do primeiro inquérito aberto formalmente para investigar o conteúdo do depoimento que Valério prestou à Procuradoria-Geral da República, em setembro do ano passado.
Questionado na terça-feira, 9, sobre o pedido de abertura de inquérito, Lula se recusou a comentar. "Não vou falar sobre isso", disse, após participar dabertura da exposição Gênesis, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, no Museu de História Natural de Londres, na Inglaterra.
LEIA MAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário