As vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil acumularam queda de 7,15% em 2014, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Fenabrave, associação que representa as concessionárias do país. No ano, foram emplacados 3,498 milhões de unidades.
Nem a forte alta em dezembro foi suficiente para reverter o resultado negativo no ano. Em dezembro, o número de emplacamentos subiu 25,57%, na comparação com novembro. Na comparação com dezembro de 2013, a alta foi de 4,57%, totalizando 369.996 unidades.
Para 2015, a expectativa da Fenabrave é que de ligeira queda de 0,5% nas vendas, na comparação com o ano passado. A entidade estima que o setor venderá 3,479 milhões neste ano.
Os dados são divulgados após a Anfavea, entidade que reúne as montadoras do país, informar, em estudo preliminar, também indicar que o setor recuou mais de 7% no ano. De acordo com o levantamento, foi o pior ano para a indústria automobilística nos últimos 12 anos.
A queda nas vendas é vista como um reflexo da desaceleração da economia. O ano ruim para o setor persistiu mesmo com a série de incentivos do governo, incluindo a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que voltou às alíquotas normais no início deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário