O ministro do STF Alexandre de Moraes mandou tirar do ar a rede social X, antigo Twitter, no Brasil.
Com a censura, o Brasil acaba se unir a outros sete países com histórico de censura e ataques às liberdades: China, Irã, Coreia do Norte, Rússia, Turquia, Turcomenistão e Vietnã.
Moraes havia dado prazo de 24 horas para o X indicar um representante legal no Brasil. A rede de Elon Musk, contudo, se negou a atender aos pedidos e disse que irá divulgar em breve ordens que consideram ilegais de Moraes, que contrariam a Constituição.
Os ataques de Moraes e perseguição a personagens da direita foram expostos recentemente, com o vazamento de conversas de WhatsApp de seus assessores no STF e de servidores do TSE (quando ainda era presidente da Corte Eleitoral).
Em paralelo, o X resolveu se retirar do país para evitar que seus funcionários no Brasil sofressem medidas legais por conta das ameaças de Moraes à rede.
Nesta semana, em uma ironia suprema, o ministro resolveu intimar Elon Musk usando uma mensagem enviada por meio do próprio X, determinando que voltasse a indicar um representante legal no país.
Agora, além de censura, Moraes criou expediente heterodoxo, que viola a própria jurisprudência: o STJ já recusou, em 2023, a possibilidade de citação judicial por redes sociais.
A Gazeta do Povo se posicionou sobre esses temas em nosso mais novo editorial:
Nós vamos seguir firmes e denunciar todo e qualquer abuso.
Mas para isso precisamos de você! 🤝
Libere agora seu acesso à Gazeta do Povo pormenos de R$ 2 ao mês por seis meses para começar a ler e ter tudo isso aqui a disposição:
📰 Jornalismo com os seus valores
💬 Melhor time de colunistas com Roberto Motta, Alexandre Garcia, J.R. Guzzo, Lacombe, Rodrigo Constantino, Polzonoff, Fiuza, Deltan Dallagnol, Nikolas Ferreira e muitos outros.
🇧🇷 Jornalistas em todo o Brasil: são mais de 60, só em Brasília são 16.
📰 Revista Semanal Exclusiva em PDF, aos sábados
🎙️ Cursos para assinantes, debates ao vivo, programas e podcasts
📚 Biblioteca digital com e-books clássicos da literatura e livros exclusivos
📧 17 Newsletters, notícias por WhatsApp, Telegram
📲 Aplicativo moderno e interativo para acessar nossas notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário