segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

FRAUDE NAS MILHAGENS DE COMPANHIAS AÉREAS: PREVENÇÃO E PROCEDIMENTO.

Fraudes nas milhagens de companhias aéreas: prevenção e procedimentos
A engenharia social utilizada pelos criminosos é baseada na ganância, pois sugere que, ao se cadastrar, o usuário está concorrendo a viagens, nacionais ou internacionais
 
Recebi, recentemente, um e-mail com uma tentativa de fraude em relação às milhagens da companhia aérea TAM (Multiplus fidelidade).
A engenharia social utilizada pelos criminosos é baseada naganância, pois sugere que, ao se cadastrar, o usuário está concorrendo a viagens, nacionais ou internacionais. Outras modalidades também estão sendo utilizadas, como a atualização do cadastro junto aos sistemas de fidelidade.
Esse tipo de fraude já foi noticiada no ano de 2011, em setembro (conforme esta reportagem da Folha.com), porém é mais frequente no período de férias (conforme notícia do início de 2012, neste link) e é uma grande forma que os fraudadores têm de angariar pontos para compra de passagens aéreas, beneficiando terceiros interessados ou familiares.
No caso em tela, foi criado um domínio.com com o nome de domínio "multiiplus20121", o que caracteriza typosquatting (forma de "pirataria de domínio", que se baseia na probabilidade de que um certo número de usuários da Internet digitará incorretamente o nome de um URL ao navegar, conforme conceituação do Dicionário da Internet). Os dados de registro do domínio, conforme pode ser ver, apresentam ou dados falsos ou dados de outras pessoas, previamente apossados, bastante característico desse tipo de fraude e também das fraudes eletrônicas em meio bancário. Também, importante registrar que a análise da URL revela informações importantes de quais atividades são modificadas em seu computador.
Assim, é importante tomar algumas medidas de precaução/prevenção ao receber esse tipo de e-mails:
- antes de clicar no link recebido por e-mail, veja o direcionamento e confira os dados;- também, antes de clicar, verifique no site da companhia aérea ou das de fidelidade (Multiplus, Smiles etc.) a existência da promoção;
- caso tenha clicado para conferir, não informe seus dados de login e senha, limpando o cache do navegador e passando o antivírus no seu PC;
- ao receber esse tipo de e-mails, conforme o Antônio Dimitrov, da área de segurança do Banco do Brasil, encaminhem sempre ao e-mail abuse@bb.com.br.
Conforme orientação da TAM, observe que (orientação enviadas pela companhia aérea aos seus clientes em setembro/2011):
O TAM Fidelidade tem como base o acúmulo de pontos, e não de milhas. Se o site ou e-mail que você acessar mencionar a palavra“milhas”, ele certamente é falso.
Os e-mails enviados pelo Programa são personalizados, ou seja: SEMPRE citam o nome do cliente na saudação.
Não se esqueça de verificar se o e-mail do remetente é realmente do TAM Fidelidade. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o endereço do remetente.
Caso a mensagem redirecione você para um link, verifique se o site é um endereço oficial da TAM e se permite conexão segura para login, representada pelo cadeado que aparece no navegador da internet.
No entanto, vamos dizer que você tenha sido vítima e perdeu seus pontos de milhagem, o que fazer? Bom, nesse caso, vão os passos sugeridos:
- imediatamente, comunique-se com seu programa de fidelidade, através do site, e-mail ou telefone. No caso de protocolo aberto guarde o número e peça que lhe enviem por e-mail os dados de atendimento;
- comunique-se com a companhia aérea onde houve a emissão do bilhete aéreo, sugestionando o seu cancelamento (adote a mesma providência quanto o número de protocolo);
- veja se ainda possui o e-mail com o link em que você clicou (não o delete), imprima-o assim como o código fonte do e-mail (o cabeçalho completo aparece ou quando você clica no botão direito sobre a mensagem não aberta e aparece as opções "Exibir cabeçalho completo" ou "Propriedades", ou, por exemplo, no caso do GMail, IG e BrTurbo na opção "Mostrar Original"), levando esses documentos à DP mais próxima e registrando o fato;
- quando a companhia aérea lhe informar dados de nomes dos beneficiários da emissão dos bilhetes, leve essa informação e entregue-a também à Polícia Civil.
No mais, sugiro sempre o cuidado em prestar informações via internet! Bom ano a todos!!

Fonte: Delegado Emerson Wendt
Autor: Delegado Emerson Wendt
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte

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