Atualizado: 31/1/2012 14:03
Veja como evitar prejuízos com apagões e como pedir ressarcimento de danos
SÃO PAULO - Em épocas de chuva, o fornecimento de energia
elétrica é constantemente interrompido. Além do escuro, os apagões podem causar
sérios prejuízos aos cidadãos, sobretudo queimando os aparelhos eletrônicos.
Esses danos, porém, são de responsabilidade das empresas
fornecedoras de energia, conforme estabelecido pela Aneel (Agência Nacional de
Energia Elétrica). Conforme explica o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do
Consumidor), para pedir o ressarcimento do dinheiro gasto com o conserto dos
aparelhos, o consumidor deve protocolar o pedido.
De acordo com a legislação de energia elétrica, diz o Idec, o
consumidor tem até 90 dias, contados a partir do dia provável da ocorrência do
dano elétrico no equipamento, para entrar com o pedido de ressarcimento.
Na solicitação, devem constar a data e o horário prováveis da
ocorrência do dano, informações que demonstrem que o solicitante é o titular da
unidade consumidora ou seu representante legal. É preciso apresentar um relato
do problema apresentado pelo equipamento elétrico e características gerais do
equipamento danificado, tais como marca e modelo.
Ainda de acordo com o instituto, essa solicitação poderá ser
feita diretamente à companhia elétrica pelo telefone, postos de atendimento ou
pelo site da empresa.
Evite prejuízos nesses
momentos
Para evitar prejuízos em momentos de queda no fornecimento de
eletricidade, a primeira coisa que se deve fazer quando a luz acabar é retirar
os aparelhos elétricos da tomada. Desta forma, evita-se que os eletrônicos
queimem com a carga e descarga de energia.
Depois desse procedimento, explica o Idec, verifique se a queda
de energia afetou toda a vizinhança ou foi apenas em sua casa. Nesse último
caso, vale verificar o quadro de energia, para conferir se algum dos disjuntores
está desligado e, em caso afirmativo, volte a ligá-lo.
Caso a luz não volte, ao religar o disjuntor, entre em contato
com a companhia de energia da sua cidade. Se a luz tiver voltado, o que pode ter
motivado a queda de energia foi o uso de muitos aparelhos simultâneos ou até
mesmo problemas na instalação elétrica.
Por outro lado, se você notar que a queda de energia atingiu
toda a vizinhança, a sugestão é entrar em contato com a companhia elétrica
responsável o quanto antes. Pessoas nessa situação acabam não ligando para a
companhia, pois acreditam que algum vizinho já o fez, mas pode ser que ninguém
tenha ligado e o problema vai levar mais tempo para ser resolvido.
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