domingo, 12 de março de 2017

Cantinho Vegetariano

Cantinho Vegetariano


Posted: 11 Mar 2017 02:28 PM PST
Sobremesa de Chocolate à Mexicana (vegana)
Ingredientes

3/4 de xícara de açúcar
3/4 de xícara de água
250 g de chocolate amargo de boa qualidade, derretido
450 g de tofu soft
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 1/2 colheres (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de pimenta em pó, ou a gosto
Raspas de chocolate para decorar (opcional)

Preparo

Em uma panela pequena, misture o açúcar e a água e leve ao fogo até que o açúcar esteja dissolvido, mexendo ocasionalmente. Refrigere ligeiramente. Coloque todos os ingredientes, exceto as raspas de chocolate em um liquidificador e bata até obter uma mistura cremosa e homogênea, parando o processo para raspar as laterais com uma espátula de silicone, se necessário. Divida o creme de chocolate entre 4 a 6 ramequins (tigelinhas individuais) e leve ao refrigerador por pelo menos 30 minutos. Se desejar, decore com raspas de chocolate antes de servir.

Rendimento: 4 a 6 porções

Fonte: NYT Cooking
Posted: 11 Mar 2017 11:03 AM PST
Soja: a melhor e a pior maneira de comer este grão
A soja faz parte do cardápio de quase todo vegetariano. Mas para não exagerar no consumo e incorporá-la à dieta de forma saudável, alguns cuidados são necessários. Saiba mais sobre o assunto com as dicas da nutróloga Luiza Savietto.

1. Qual é a melhor forma de consumir soja?

A melhor opção são os alimentos fermentados à base de soja, como o missô, o tempeh, o natto e o shoyu, pois no processo de fabricação desses alimentos as toxinas da soja são degradadas naturalmente.

A segunda melhor opção é o tofu. Apesar de possuir parte dessas toxinas (fatores anti-nutricionais), é uma fonte proteica de boa digestibilidade e biodisponibilidade, fonte de ferro e de algumas vitaminas do complexo B. Dependendo do processo de produção, também pode ser boa fonte de cálcio. De preferência, não deve ser usado nas grandes refeições, mas sim em lanches. Pode ser consumido de uma a três vezes na semana.

Em terceiro lugar vem o leite de soja. O ponto negativo é que, além de possuir muitos anti-nutrientes, em geral, é um alimento muito processado e rico em açúcares. É usualmente utilizado como boa fonte de cálcio, por ser enriquecido com o mineral. Também deve ser consumido fora das refeições principais (pode ser usado, por exemplo, em lanches, batido com uma fruta ou com cereal rico em fibras), no máximo duas vezes ao dia. Prefira os menos industrializados, orgânicos ou caseiros.

As piores opções são o grão de soja cozido e a proteína texturizada de soja (PTS). Eles têm elevado teor de anti-nutrientes.

2. O que são esses fatores anti-nutricionais?

São substâncias da soja que podem ser tóxicas para os humanos, caso não sejam removidas por meio de processamento especial ou fermentação natural. Há ainda na soja certos tipos de açúcares que podem causar flatulência, náuseas e diarreia, se o consumo é exagerado. Por isso, não exagere.

3. Quais são os efeitos dessas substâncias?

Podem ocorrer problemas relacionados ao teor de fitoestrógenos no organismo (compostos que agem de forma similar ao hormônio estrogênio), problemas na absorção de nutrientes e micronutrientes, alergias alimentares à proteína da soja, distúrbios no metabolismo da tireoide, além de problemas no metabolismo cerebral e relacionados ao uso de alimentos geneticamente modificados.

Fonte: Menu Vegano - 11.03.2017

Artigo relacionado: Soja é desnecessária para o vegetariano, diz especialista Eric Slywitch
Posted: 11 Mar 2017 06:51 AM PST
Arroz Integral com Amêndoas (vegana)
Ingredientes

2 xícaras de arroz integral
5 xícaras de caldo de legumes (aproximadamente)
3 dentes de alho, ou a gosto
1/2 cebola, ou a gosto
2 colheres (chá) de sal, ou a gosto
1 colher (sopa) de óleo ou azeite de oliva
Amêndoas sem pele a gosto

Preparo

Numa panela, aqueça óleo e refogue a cebola e o alho e um punhado de amêndoas sem pele (usei inteiras, mas pode ser picada ou em lâminas) até as amêndoas começarem a dourar. Depois frite o arroz integral nesse tempero até perceber que ele está querendo começar a grudar na panela, mexendo sempre para não deixar queimar. Acrescente o caldo de legumes e cozinhe em fogo médio com a panela semi-tampada até a água do arroz secar. Experimente um pouquinho para ver se os grãos estão macios. Se achar que está duro ainda, coloque mais um pouco de caldo de legumes, tampe a panela e termine o cozimento em fogo baixo.

Nota - Eu prefiro o arroz mais durinho, com os grãos mais inteiros, sem cozinhar demais e deixá-lo virar uma "pipoca". Para mim arroz tem que ser durinho, sempre!

Fonte: Receita e foto do blog Figos & Funghis (adaptada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário