sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Frida e Trostski -Agosto e suas tragédias

 Edilson Martins

Frida e Trostski -Agosto e suas tragédias

by edilsonrmartins
trotski-e-frida
O assassinato de Leon Trotski, em agosto de 1940, vai, queiramos ou não, redesenhar a segunda metade do século 20. Para o bem ou para o mal. O stalinismo devorou seus líderes – Bukharin, Zinoveiv, Kamenev, e tantos outros –, afora Trotski, o criador do Exército Vermelho que consolida a revolução socialista de 1917.
Expulso do PC russo, por imposição de Stálin, em 1927, ele passa a viver como desterrado, levando o que foi possível de sua família, com defecções e suicídios, em busca de asilo, o que lhe era sempre negado.
O mundo acompanhou essa perseguição, que terminaria no México, morto a golpes de picareta.
Casa, nos idos da juventude, com Natália Sedova, que lhe foi a companheira fiel, enquanto viveu. E, no entanto, ao se asilar no México, seu último refúgio, no final dos anos 30, hospeda-se na casa do pintor Diego Rivera.
E aí sua vida viveu a segunda grande revolução.  Apaixona-se, de forma incendiária, pela bela, desconcertante, lésbica e liberada Frida Kahlo, não menos artista plástica.
E que artista, já que o tempo ratificou a sua obra.
Casada com Diego Rivera, já com a paralisia tomando o seu corpo, corresponde à paixão de Trotski, ou pelo menos estabelece o jogo, num cinquentão, cansado de guerra, até então alheio às loucuras da paixão, às sandices do amor burguês, aos delírios das entregas derramadas.
De Trotski, pode-se dizer, conheceu as duas paixões mais incendiárias que um homem pode experimentar; a paixão revolucionária, pela construção de um novo homem, e a paixão do desejo, a paixão dos poetas, a paixão dos que não temem  revelar os seus delírios.
A paixão dos loucos, e para essa não existe cura, não existe remédio.!…É a mais alienada das revoluções humanas!…
Será esta a paixão de Artur Neto, prefeito de Manaus, que ora se separa, e anuncia, num ano eleitoral, corajosamente, contra tudo e todos, sua nova companheira?


edilsonrmartins | 19 de agosto de 2016 às 10:46 AM | Categorias: Sem categoria | URL:http://wp.me/p5iPRc-5hL

Nenhum comentário:

Postar um comentário