Tarifas bancárias têm alta de até 41% em um ano
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MARCELO ALMEIDA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
As tarifas cobradas pelos principais bancos aumentaram até 41% em um ano, de acordo com pesquisa publicada pelo Procon-SP nesta quarta-feira.
A pesquisa comparou o valor de pacotes oferecidos em maio de 2011 e em maio de 2012 pelos sete principais bancos privados e públicos: Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Safra e Santander.
O aumento, na maioria dos casos, fica acima da inflação acumulada no período, de cerca de 5%.
O Itaú teve o maior aumento no preço cobrado por um pacote: 41%. O pacote do banco que sofreu o menor aumento teve alta de 5%, igual à inflação do período.
O Banco do Brasil teve uma elevação nos preços nivelada, com altas de 9,5% e 10%.
A Caixa Econômica Federal teve seus pacotes reajustados mais elasticamente, com o menor aumento do pacote de 2,99% e o maior de cerca de 30%.
No HSBC, o menor aumento foi de 6,4%, enquanto o máximo foi de 20%.
O banco Safra fez dois reajustes, de 11% e 28% no período analisado.
O Santander fez as menores alterações. O único pacote que teve aumento subiu apenas 3%.
De acordo com Paulo Arthur Góes, diretor executivo da Fundação Procon-SP, a grande quantidade de pacotes dificulta a comparação e a escolha do consumidor.
O Itaú diz que os dados da pesquisa mostram que o banco tem tarifas competitivas e seus pacotes estão entre os mais baratos do mercado. Além disso, ressalta que o Pacote Itaú Econômico, apontado na pesquisa como de maior variação, não tinha reajuste desde 2008 e não é mais comercializado.
O Banco do Brasil disse que não aumenta as tarifas desde abril de 2008, apenas tendo corrigido os preços praticados em percentuais inferiores à inflação do período.
A Caixa informou que, dentre os pacotes analisados, a maior tarifa cobrada pelo banco é 60% mais barata que as demais. O reajuste realizado em um dos pacotes, segundo o banco, ocorreu junto com o aumento da quantidade de serviços oferecidos.
O Santander ressaltou que oferece diversos pacotes de serviços para suprir as necessidades dos clientes de acordo com o perfil de consumo.
Os bancos Safra e HSBC não comentaram o caso.
FOLHA.COM
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