quinta-feira, 1 de junho de 2017

Assine para que crianças com deficiência possam brincar em espaços públicos!

Assine para que crianças com deficiência possam brincar em espaços públicos!

Consuelo Machado 
Rio de Janeiro
A brincadeira é fundamental para o desenvolvimento de toda criança - cognitivo, motor, social e afetivo. Brincando, o menino ou a menina se diverte, se desenvolve e estimula áreas que poderiam estar defasadas. Espaços públicos são extremamente importantes para a brincadeira, especialmente para a interação entre as crianças. No entanto, alguns espaços são, na verdade, locais de exclusão. A praça Iaiá Garcia, na Ilha do Governador, cidade do Rio de Janeiro, é inacessível para pessoas que usam cadeiras de rodas e não tem nenhuma acessibilidade. Meu filho Artur e outras crianças não podem brincar ali.
Por isso, criei este abaixo-assinado para que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o subprefeito da Ilha do Governador, Nelson Miranda Miraldi, façam da Iaiá Garcia uma praça adaptada, acessível e inclusiva. É um direito do meu filho, das outras pessoas com deficiência e de todas as crianças que precisam da diversidade para se desenvolverem.
Moro na Ilha do Governador desde que nasci e frequentei a Praça Iaiá Garcia na Ribeira na minha infância. Hoje, os brinquedos estão colocados inteligentemente na sombra de uma árvore, mas não são adaptados, o que impede uso por crianças com deficiência. O preconceito vai além da ausência de brinquedos adaptados. Ele já começa no portão que não permite a entrada da cadeira de rodas, deixando a criança com deficiência do lado de fora, impedida de entrar no espaço infantil.
Peço que assinem e compartilhem este abaixo-assinado. Assim, mais crianças poderão brincar na praça Iaiá Garcia na Ilha do Governador.
Change.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário