sábado, 24 de março de 2018

Para proteger aviões de raios, eletrize os aviões Redação do Site Inovação Tecnológica

Para proteger aviões de raios, eletrize os aviões

Como proteger aviões de raios?
"Você pode carregar [eletricamente] um avião e se adaptar em tempo real. Isso é bastante viável," dizem os engenheiros. A imagem mostra um teste de laboratório com um modelo. [Imagem: Joan Montanya/Polytechnic University of Catalonia]
Raios em aviões
Engenheiros do MIT estão propondo uma técnica inusitada - e um tanto estranha - para evitar que raios atinjam os aviões: carregar eletricamente o corpo dos próprios aviões.
Carmen Guerra Garcia e seus colegas afirmam que isso pode reduzir a chance que o avião seja atingido por um raio, lembrando que as estimativas indicam que todo avião comercial no mundo é atingido por um raio pelo menos uma vez por ano.
Cerca de 90% dos raios parecem ser desencadeados pela própria aeronave: Em ambientes de tempestade, o exterior eletricamente condutor do avião funciona como um pára-raios, iniciando a descarga que potencialmente é capaz de danificar as estruturas externas do avião e até comprometer sua eletrônica de bordo - embora esses casos sejam muito raros.
Hoje, a melhor forma de evitar os raios consiste em redirecionar os aviões para outras rotas, desviando-os das regiões de tempestade.
Aviões eletrificados
A proposta de carregar eletricamente o avião parece contra-intuitiva, mas a equipe garante que, se um avião for eletricamente carregado no nível adequado, a probabilidade de que ele seja atingido por um raio reduz-se substancialmente.
A ideia decorre do fato de que, quando um avião voa através de um campo elétrico ambiente, seu estado elétrico externo, normalmente em equilíbrio, muda. À medida que o campo elétrico externo polariza a aeronave, uma extremidade do avião fica mais carregada positivamente, enquanto a outra extremidade tende a acumular mais carga negativa. À medida que essa polarização aumenta, ela pode desencadear um fluxo de plasma altamente condutor, chamado "líder positivo" - o estágio anterior à produção de um raio.
A equipe propõe então carregar negativamente o avião de forma temporária - quando ele estiver viajando em zonas de tempestade - até um nível que anule o acúmulo de cargas positivas, impedindo assim que se chegue ao nível crítico que inicia um raio.
A equipe demonstrou que tudo funciona em termos conceituais. O desafio agora é encontrar alguém que banque um teste real.
"O cenário que planejamos consiste em voar para uma área onde há nuvens de tempestade, e as nuvens de tempestade produzem uma intensificação do campo elétrico na atmosfera," detalhou Carmen. "Isso pode ser percebido e medido a bordo, e podemos afirmar que, para eventos de desenvolvimento relativamente lento, você pode carregar [eletricamente] um avião e se adaptar em tempo real. Isso é bastante viável."

Bibliografia:

Charge Control Strategy for Aircraft-Triggered Lightning Strike Risk Reduction
Carmen Guerra-Garcia, Ngoc Cuong Nguyen, Jaime Peraire, Manuel Martinez-Sanchez
American Institute of Aeronautics and Astronautics Journal
DOI: 10.2514/1.J056406

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