Eu não gosto de detonar o Sr. Deltan Dallagnol (que chegou ao cúmulo de elogiar Janot no acordo de impunidade com a JBS), mas tem vezes que não é possível ficar quieto diante de alguns absurdos.
Hoje ele postou um link levando ao site Congresso em Foco falando falando sobre os partidos mais envolvidos em corrupção. O site diz que entre os cinco partidos mais enrolados há 2 que são “de direita”.
Vede:
Isso é tirar onda na cara do povo.
antes de tudo, vejamos o texto original da Congresso em Foco: "De acordo com levantamento exclusivo da Revista Congresso em Foco, dos cinco partidos com maior número de congressistas sob suspeita, dois são de direita (PP, com 35 parlamentares, e PR, com 19), um é de esquerda (PT, com 32) e dois são de centro: PMDB (também com 32) e PSDB (26). Em ordem decrescente, portanto, a sopa de letrinhas fica assim: PP em primeiro lugar; PMDB e PT logo atrás, praticamente empatados; PSDB em seguida; e na quinta posição, mais distante dos demais, o PR".
Veja o gráfico que eles apresentam:
É clara a forçação de barra.
Tecnicamente, Deltan utiliza o mesmo jogo retórico que a extrema esquerda aprendeu nas escolas e universidades públicas. (Não que eu esteja afirmando que Deltan é de extrema esquerda. Talvez até seja, mas não tenho informações para afirmá-lo. Pode ser um sujeito de esquerda que tenha capitulado para o discurso da extrema esquerda. Enfim...)
Vamos ao jogo:
- Chamar os partidos de extrema esquerda de "a esquerda", para esconder seu extremismo
- Chamar partidos de esquerda de "centro"
- Chamar partidos de centro e centro-esquerda de "a direita"
- E se aparecer algum partido de direita na lista, chame-o de "extrema direita"
Como não existe nenhum partido de direita no Brasil entre os cinco principais citados - sendo um de extrema esquerda e os demais de esquerda, sendo que PMDB, PP e PR se venderam ao PT por muitos anos - ele precisou dar a marretada da lista acima para vender ao público a noção de que a "esquerda" é mais inocente do que a direita.
Como diz o Jornalivre: "Se fosse para tratar as coisas como elas são, a orientação correta das cinco legendas citadas seria assim: 3 partidos de esquerda (PP, PR e PSDB); 1 partido de extrema-esquerda (PT) e 1 partido de centro (PMDB)".
Que vergonha, Deltan. Vá tentar enrolar outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário