Cantinho Vegetariano |
- Brotos eliminam toxinas e facilitam a digestão
- Salada de Alface, Morango, Tangerina e Noz-Pecã ao Molho de Canela (vegana)
- Milho Verde Refogado (vegana)
Posted: 26 Apr 2017 08:40 AM PDT
Adicionar brotos crus às refeições supre a cota diária de diversos nutrientes e melhoram a digestão
Os brotos são embriões de plantas em pleno crescimento e, quando vão à mesa, deixam qualquer prato mais nutritivo. É o que mostra o livro "Brotos: Receitas da Culinária Viva", da consultora de nutrição americana Kathleen O’Bannon.
Ali a gente fica sabendo que as sementes, suas precursoras, são ricas em fibras, e, após germinarem, apresentam concentrações até 15 vezes maiores de enzimas. "Elas atuam diretamente na digestão, melhorando o funcionamento do intestino", explica Alberto Peribanez, médico e especialista em nutracêutica que assina o prefácio da obra. "Até a respiração celular é favorecida", completa.
Sem falar que os brotos auxiliam a eliminar as toxinas que ficam circulando pelo corpo. Eles também entram na receita do popular suco vivo. Feito de grãos germinados, como a linhaça, ele é rico em vitaminas como as A, D, E e K, gorduras do bem, além de propriedades antioxidantes que nos blindam contra diversas doenças.
Germinação
Quem disse que é preciso ter uma horta para plantar a própria comida? Kathleen O’Bannon, autora do livro, estimula o toque pessoal nas refeições. Desde a escolha da semente e germinação até as receitas de dar água na boca. Você pode escolher levando em conta os nutrientes, o recipiente usado ou o tempo que leva para cada broto crescer.
Algumas propriedades dos brotos:
Feijão-mungo - Essa leguminosa contém ferro e vitamina C. No Oriente, o broto é usado para baixar a temperatura em caso de febres. Alfafa - Protege contra leucemia, dá um basta às placas que entopem as artérias e controla as ondas de calor da menopausa. Inclua brotos na sua alimentação! Salada de Broto de Feijão Shitake Refogado com Rabanete e Brotos de Trevo Salada de Abacate com Brotos de Feijão e Algas Moyashi com Molho Oriental Salada de Endívia com Repolho Roxo e Broto de Feijão Legumes à Moda da China Salada de Triguilho com Brotos de Feijão Suco Antioxidante Salada Oriental com Óleo de Gergelim Risoto de Legumes com Açafrão Arroz Frito Sopa de Tomate com Brotos de Soja Fonte: Saúde - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Leitura relacionada: Autora: Kathleen O'Bannon Páginas: 88 Editora Alaúde COMPRAR Cultive sua própria usina de energia, vitalidade e saúde!
Fonte de energia, vigor e saúde, há milhares de anos os brotos exercem importante papel na saúde e na alimentação de pessoas em todo o mundo. Quando germinados, eles liberam enzimas, minerais e vitaminas. Nenhum outro alimento vegetal oferece tamanha força vital. Cultivando-os, você terá vegetais frescos e vivos em sua própria cozinha – em qualquer época do ano. Os brotos:
• Protegem contra o câncer • Desintoxicam o organismo • Fornecem enzimas vitais
Neste livro você aprenderá a germinar sementes, a cultivar seus próprios brotos e a preparar com eles refeições saborosas, saudáveis e revigorantes.
|
Posted: 25 Apr 2017 05:00 PM PDT
Ingredientes Para a salada: 300 g de gomos de tangerina, sem a pele 300 g de morangos frescos 1 cebola roxa pequena, cortada em fatias finas 1/2 xícara de nozes-pecã (ou castanhas), picadas grosseiramente 300 g de folhas de alface romana Para o molho de canela: 1/3 de xícara de azeite de oliva 1/3 de xícara de vinagre de framboesa 1 colher (sopa) de açúcar 1/2 colher (chá) de sal 1/4 de colher (chá) de pimenta-do-reino preta 1/2 colher (chá) de molho de pimenta (opcional) 1/2 colher (chá) de canela em pó Preparo Molho de canela:
Misture todos os ingredientes do molho em um frasco com uma tampa que vede bem. Tampe e agite vigorosamente. Leve ao refrigerador por 2 horas. Agitar antes de usar.
Salada:
Disponha todos os ingredientes da salada em uma travessa ou saladeira, regue com a metade do molho e sirva guarnecida pelo restante.
Rendimento: 6-8 porções Fonte: Receita e foto do blog The Teacher Cook |
Posted: 25 Apr 2017 03:58 PM PDT
Ingredientes 6-8 espigas de milho verde 3-4 colheres (sopa) de óleo ou azeite de oliva Sal e pimenta moída na hora a gosto Preparo
Com o auxílio de uma faca, corte os grãos de milho o mais próximo possível do sabugo. Aqueça o azeite em uma panela, ou frigideira antiaderente grande. Adicione o milho e refogue em fogo médio-baixo por 8 a 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Tempere com sal e pimenta moída e sirva.
Dicas - Para essa receita, prefira espigas mais novas, pois o milho é mais macio. - Se desejar, acrescente cebolinha verde picada. Fica uma delícia! Rendimento: 4 a 6 porções Fonte: Receita e foto do blog Jo Lynne Shane (adaptada) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário