domingo, 6 de outubro de 2013

Greenpeace
A brasileira Ana Paula Maciel será mantida em prisão preventiva por 2 meses após protesto pacífico. (Foto: © Dmitri Sharomov / Greenpeace)
Olá CID MARCOS,
Um mundo de paz, liberdade e respeito ao planeta. Foi esse ideal que há 40 anos motivou um grupo de pessoas comuns a desafiar um poderoso país que estava prestes a realizar testes nucleares. Estes jovens idealistas não portavam armas, não tinham exército. Levavam consigo apenas um sentimento de mudança e coragem. Assim nasceu o Greenpeace.

Foi esse mesmo sentimento de paz e amor ao planeta que motivou o grupo de 28 ativistas a se moverem em direção ao extremo norte da Terra a bordo do navio Arctic Sunrise. Indignados com as ameaças que o Ártico vem sofrendo pelo aquecimento global e pelo avanço da indústria do petróleo, eles tomaram uma atitude.

Para chamar a atenção do mundo, eles queriam fazer um protesto pacífico em uma plataforma de petróleo no mar de Pechora, próximo da Rússia. O objetivo era simplesmente estender uma faixa com a mensagem: “Salve o Ártico”. Foi por este ato simbólico que as autoridades russas os estão acusando pelo absurdo crime de pirataria. Além dos ativistas, dois jornalistas estavam a bordo do navio Arctic Sunrise e também estão na cadeia. Todos podem ficar presos por até 15 anos.

Muitas vezes tentaram calar nossa voz, algumas até com violência. Mas dessa vez o que está em jogo é a vida de 30 pessoas e a liberdade de confrontar alvos de modo pacífico para denunciar atividades que colocam o futuro em risco.
Aqui no escritório do Greenpeace Brasil, reina agora um triste silêncio. A nossa amiga Ana Paula Maciel está junto desse grupo preso a milhares de quilômetros distante de casa. Ela estava lá por nós e não é justo que pague por um crime que não cometeu. Queremos levar Ana Paula de volta à sua família. Queremos todo o grupo de ativistas e jornalistas em liberdade.

É por isso que neste sábado, dia 5 de outubro, realizaremos um Ato Global em Apoio aos 30 do Ártico em mais de 80 cidades do mundo. No Brasil, a manifestação acontecerá em São Paulo, no vão livre do MASP, a partir das 10h, confirme sua presença no nosso evento no Facebook. Será um evento pela liberdade dos ativistas, pelo direito ao protesto não violento e pela promoção da paz.

Convidamos você a se juntar a nós. Venha vestido de branco e ajude-nos a fortalecer esse movimento mundial pela libertação dos 30 do Ártico. No local, você poderá também escrever mensagens de apoio, que serão levadas a Ana Paula.

Você pode nos ajudar também enviando cartas à presidente Dilma e ao embaixador russo no Brasil pedindo a intervenção deles no caso. Para isso, você só precisa entrar nesse site e divulgar o link pelas redes sociais. Não se esqueça de usar a hashtag #LibertemOs30. Quanto mais pessoas se mobilizarem, mais pressão faremos para libertar nossos amigos.
FacebookTwitter
Muito obrigada,

Fabiana Alves
Coordenadora da Campanha Clima e Energia
Greenpeace Brasil
Junte-se a nós

Facebook Twitter Google+
Greenpeace

Nenhum comentário:

Postar um comentário