10 de fevereiro de 2026Motta apresenta PEC com fim da escala 6x1 e enterra CPI do Master Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Em ano eleitoral, costuma-se dizer em Brasília que galinha nasce com dente e gato vem ao mundo sem bigode. Exagero à parte, surpresas não faltam. Nesta segunda, por exemplo, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a Proposta de Emenda à Constituição que muda a carga horária de trabalho e extingue a escala 6x1. Segundo a equipe de Motta, a proposta reúne textos apresentados pela deputada Érika Hilton (PSOL-SP) e pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Em publicação nas redes sociais, Motta afirmou que a Câmara irá “ouvir todos os setores com equilíbrio e responsabilidade para entregar a melhor lei para os brasileiros”. (Globo) Motta pegou de surpresa até o Planalto, que vê a mudança com trunfo eleitoral para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mas a avaliação é de que o presidente da Câmara entregou um “presente de grego” ao pautar uma PEC, que exige um quórum mais elevado e, portanto, de maior dificuldade de aprovação. Apesar de o limite semanal de 44 horas constar na Constituição, a regra prática está na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o que, segundo o Executivo, dispensa alteração constitucional. (Valor) O Executivo não descarta o envio de um projeto alternativo que não precise do quórum de uma PEC, mesmo elogiando a iniciativa de Motta como um sinal de compromisso da Câmara com pautas trabalhistas. A expectativa é de que a decisão de enviar ou não um novo texto seja tomada depois do Carnaval. (Metrópoles) A estratégia, por enquanto, é buscar consenso. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, convidou Motta para uma reunião com Lula nesta quinta-feira. O encontro vai tratar dos caminhos de tramitação PEC. Segundo Boulos, o convite foi feito por mensagem e ainda aguarda confirmação. (Estadão)  
Em outro movimento, Hugo Motta enterrou a ideia de uma CPI para investigar o Banco Master, liquidado pelo Banco Central em meio a suspeitas de fraudes. Como conta a Coluna do Estadão, o presidente da Câmara informou que o pedido para criação da comissão entrará na fila em ordem cronológica, atrás de 16 outras propostas. Pelo regimento da Casa, somente cinco CPIs podem funcionar ao mesmo tempo. Há também um pedido para instalação de uma comissão mista, com deputados e senadores, mas sua instalação depende do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que tem aliados investigados no escândalo financeiro. (Estadão) Enquanto isso... A Polícia Federal conseguiu acessar o celular do dono do Master, Daniel Vorcaro, com uma ferramenta de quebra de criptografia, com possibilidade de recuperação de informações apagadas. O banqueiro havia se recusado a fornecer a senha do aparelho. Os dados estão sendo compilados para envio ao Supremo Tribunal Federal e à Procuradoria-Geral da República. (CNN Brasil)  
O presidente Lula decidiu não sancionar o projeto aprovado pela Câmara na semana passada que permite a ampliação dos chamados supersalários de funcionários do Legislativo, conta Mônica Bergamo. A ideia é devolver o texto, considerado altamente impopular, ao Congresso sob a alegação de que o ministro do STF Flávio Dino suspendeu o pagamento de adicionais acima do teto do funcionalismo em todos os níveis, o que impediria a sanção. A medida certamente desagradará os servidores, mas os parlamentares não têm do que reclamar. Até a primeira semana de fevereiro, o governo pagou R$ 1,5 bilhão em emendas parlamentares, o maior valor para o período desde 2016. (Folha) Pedro Doria: “Há três problemas e uma sapiência no discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no sábado, durante a reunião de aniversário do PT, na Bahia. A sapiência é que ele entendeu que a militância estava de salto alto. Já os problemas…” Confira a análise completa no Ponto de Partida. (Meio)  
Para ler com calma. O avanço do uso de inteligência artificial (IA) e seus impactos sobre o processo eleitoral têm motivado uma série de alertas e propostas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para um aperto nas regras. Entre as principais preocupações estão a disseminação de nudes falsos, a responsabilização de influenciadores digitais criados artificialmente e o eventual uso de óculos inteligentes no momento da votação. As sugestões de aprimoramento das leis que irão disciplinar a disputa eleitoral de outubro foram apresentadas por centros de pesquisa, especialistas em direito digital, integrantes da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) e até por ministros que não integram a composição titular da Corte. O TSE avalia a possibilidade de firmar acordos de cooperação com empresas desenvolvedoras e fornecedoras de tecnologias de IA, além de criar uma força-tarefa para acelerar a identificação de conteúdos manipulados. (Folha)  
A comissão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) encarregada de apurar a denúncia de assédio sexual contra o ministro Marco Buzzi, de 68 anos, será composta exclusivamente por homens. Inicialmente, o grupo incluía a ministra Isabel Gallotti, mas ela se declarou impedida e deixou o caso, substituída por Francisco Falcão. O STJ é formado por 33 ministros, dos quais apenas seis são mulheres. Após a família da jovem que acusa Buzzi procurar integrantes da Corte para relatar o episódio, um grupo de ministras levou o caso ao presidente do tribunal, Herman Benjamin. Buzzi é acusado de agarrar à força uma jovem de 18 anos. (Estadão) E o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebeu uma nova denúncia de importunação sexual contra Buzzi. O magistrado, atualmente em licença médica, nega as acusações. A denunciante prestou depoimento na tarde desta segunda-feira à Corregedoria do CNJ. As informações sobre a identidade da mulher e as circunstâncias específicas da conduta atribuída ao ministro estão sob sigilo. (g1)  
Em ano eleitoral, informação de qualidade deixa de ser detalhe e vira responsabilidade. O Meio Premium reúne tudo o que você precisa para atravessar 2026 com mais preparo: a Pesquisa Meio/Ideia, recebida em primeira mão, reportagens e análises exclusivas, newsletters especiais, bastidores de Brasília e um streaming com séries e documentários originais. Um pacote pensado para quem quer compreender o país, qualificar as conversas e formar opinião com base sólida. Assine o Meio Premium.  
 ViverA Anvisa emitiu, nesta segunda-feira, um alerta sobre o uso de canetas para o tratamento de obesidade e diabetes sem acompanhamento médico ou doenças que não são apontadas nas bulas. O documento cita o aumento de notificações de casos de pancreatite associados ao uso de medicamentos como Ozempic e Mounjaro. Somente no Brasil, seis mortes pela doença estão em investigação, além de outros 200 casos de pessoas que tiveram problemas no pâncreas durante o uso do medicamento. O alerta da Anvisa inclui todas as canetas que contenham semaglutida, liraglutida, tirzepatida e dulaglutida. Apesar de incomuns e raros, os casos chamaram a atenção após 19 mortes no Reino Unido. (g1)  
O Ministério da Saúde deu início à transição de medicamentos oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de diabetes. Os fármacos que usam insulina humana (NPH) estão sendo substituídos por glargina, remédio mais moderno que facilita a rotina dos pacientes por sua ação prolongada de até 24 horas, que demanda apenas uma aplicação diária. A mudança começa com um projeto-piloto em Brasília, Amapá, Paraná e Paraíba, em crianças e adolescentes de até 17 anos que vivem com diabetes tipo 1 e idosos com 80 anos ou mais com diabetes tipo 1 ou 2. Espera-se que mais de 50 mil pessoas sejam contempladas nessa primeira fase. (Globo)  
Um estudo publicado na revista científica PNAS indica que o aquecimento global pode ser ainda mais intenso do que o esperado por modelos climáticos tradicionais. Em 81% das 104 cidades analisadas, o aumento de temperatura urbana pode ficar mais intenso do que o estimado a partir das médias regionais. Enquanto o incremento médio anual do calor na superfície seria de 2,2°C, o aquecimento sobe para 2,6°C, quando consideradas as características específicas das cidades como menor cobertura vegetal. Em 16% dos casos, principalmente na Índia e na China, a elevação dos termômetros pode chegar a ser entre 50% e 112% superior ao estimado para as áreas ao redor. (Um Só Planeta)  
Panelinha no Meio. Isso aqui é uma salada! E no melhor sentido possível. Combinando cuscuz marroquino, queijo de coalho grelhado, cebola frita e ervas frescas, esta salada é um festival de texturas e sabores.  
 CulturaO longa de Kleber Mendonça Filho segue sendo reconhecido mundo afora. O Agente Secreto foi o grande vencedor na premiação anual da International Cinephile Society, organização formada por críticos de cinema, jornalistas, acadêmicos e historiadores. Além de melhor filme, a produção nacional levou as categorias de melhor direção e melhor roteiro original para Mendonça Filho, melhor ator para Wagner Moura, melhor atriz coadjuvante para Tânia Maria e melhor elenco. Também brasileiro, Jonathan Guilherme foi eleito o melhor ator coadjuvante por O Riso e a Faca, coprodução entre Brasil e Portugal. O longa espanhol Sirât ficou com as categorias de som e trilha sonora. (Globo)  
Três gigantes do samba se unem para uma excursão musical em grandes capitais do país. Alcione, Jorge Aragão e Zeca Pagodinho anunciaram a turnê O Maior Encontro do Samba, que estreia em 6 de junho, no Maracanã, Rio de Janeiro, seguindo para São Paulo, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. Com direção musical de Pretinho da Serrinha, alguns shows vão receber participações especiais de artistas como Martinho da Vila, Seu Jorge, Péricles e Alexandre Pires. Os ingressos custam a partir de R$ 87,50 (meia) e estão disponíveis em pré-venda para clientes Itaú até esta terça-feira. A venda para o público geral começa no dia seguinte pelo site da Eventim. (Folha)  
Álbum experimental gravado em 2008 por quatro membros do Slipknot durante as sessões de All Hope Is Gone, o disco Look Outside Your Window deixará de ser uma espécie de lenda urbana entre os fãs e será lançado em 18 de abril exclusivamente em vinil. Com apenas 2.300 cópias disponíveis em todo o mundo, o projeto será lançado completamente à parte da discografia tradicional da banda. O trabalho marca uma faceta bem diferente do que o público está acostumado, com sonoridade comparada à do Radiohead. Em um momento de total liberdade criativa, os músicos produziram as faixas em sessões noturnas realizadas em uma fazenda isolada. (Rolling Stone)  
 Cotidiano DigitalO Google começou a liberar a recuperação de contas via verificação por vídeo selfie. O recurso, que precisa ser ativado previamente pelo usuário, permite confirmar a identidade por meio de um vídeo curto do rosto e pode facilitar a recuperação em casos como furto ou perda do celular. Segundo a empresa, o sistema verifica a “vivacidade” da pessoa, exigindo movimentos da cabeça em um ambiente bem iluminado, para evitar tentativas de fraude com fotos. A funcionalidade é voltada para contas pessoais e a big tech afirma que os vídeos são criptografados e usados apenas para validar a identidade. (UOL)  
E a ByteDance lançou de forma antecipada o Seedance 2.0, novo modelo de geração de vídeo por inteligência artificial que elevou o nível da disputa entre as big techs chinesas no setor. Ainda em versão beta e disponível para usuários selecionados, o sistema chamou atenção por vídeos mais realistas e maior consistência visual, a ponto de reduzir a diferença entre conteúdo gerado por IA e imagens reais. Com isso, aumentaram as apostas de que a ferramenta pode baratear a produção audiovisual, ao mesmo tempo, o modelo também reacendeu preocupações sobre deepfakes. (South China Morning Post)  
A União Europeia avisou a Meta que a empresa violou as regras de concorrência ao bloquear o acesso de chatbots de outras companhias de IA ao WhatsApp, mudança feita em janeiro que deixou apenas a Meta AI operando dentro do aplicativo. Para a Comissão Europeia, a decisão da Meta pode configurar abuso de posição dominante. A Meta reagiu dizendo que a UE parte de uma premissa errada sobre o papel do WhatsApp para chatbots. (BBC) Falando nisso, um processo judicial contra a Meta e o Google começa nesta segunda-feira na Califórnia e discute se o design do Instagram e do YouTube causou danos à saúde mental de uma jovem usuária. A ação foi movida por uma mulher de 20 anos, que afirma ter desenvolvido uso compulsivo dos aplicativos, associado a depressão e pensamentos suicidas. O caso é visto como relevante porque uma decisão desfavorável poderia abrir caminho para ações semelhantes já em andamento no país. (Reuters)  
Quer entender de verdade as ideologias que estruturam a política brasileira? No curso Ideologias Brasileiras, o cientista político Christian Lynch destrincha as principais correntes de pensamento do país, com contexto histórico, exemplos e rigor conceitual. É o aprofundamento ideal para quem quer ler o cenário político com mais precisão — especialmente depois de fazer o Painel Ideológico do Meio. O curso está disponível no streaming para assinantes Premium.  
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário