quinta-feira, 28 de março de 2024

carros são pagos a juízes brasileiros com dinheiro público;

 


E mais: Prêmio Excelência em Competitividade segue com inscrições abertas!
Visualizar como página web

Ⓘ 5 minutos   |   ❍ 28 de março de 2024   |   ❝ Por Guilherme Franco

Newsletter Coisa Pública

Bom dia, 

Coisa Pública desta semana destaca nossa participação em evento digital com o governo da Paraíba, além do estudo sobre o impacto dos supersalários no setor público e novidades sobre o Prêmio Excelência em Competitividade!

ACONTECE NO CLP

O CLP abriu a semana em João Pessoa (PB) para apresentar o guia sobre o uso de IA pelo setor público para servidores do estado, em evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBAP Brasil), o EGOV Experiencea X-Via e o governo da Paraíba. Nosso diretor-presidente, Tadeu Barros, destacou como sistemas de IA já são usados em vários âmbitos da nossa vida social e há uma oportunidade imensa para o Brasil se destacar nesta corrida.

Já o estudo realizado pelo time de inteligência técnica do CLP sobre os supersalários segue repercutindo com destaque na imprensa. O site Poder 360 divulgou um estudo exclusivo sobre o gasto público com carros pagos a membros do Judiciário e relacionou este benefício com a análise divulgada pelo CLP! 

Por fim, seguem abertas as inscrições para o Prêmio Excelência em Competitividade 2024! O jornal Folha de S.Paulo destacou a nossa premiação na edição impressa do último final de semana! Aproveite que a premiação reconhece iniciativas de alto impacto na população a nível estadual de acordo com os indicadores do Ranking de Competitividade dos Estados. Os interessados têm até o dia 25/04 para se inscrever! 

RADAR DA SEMANA

O Brasil ainda está longe de atingir a meta de universalização do saneamento básico para toda a população. Dados do Instituto Trata Brasil divulgados na última semana apontam que, entre as 100 cidades mais populosas do país, apenas três já cumpriram o objetivo: Maringá (PR), São José do Rio Preto (SP) e Campinas (SP).

Já no campo econômico, o governo federal e o Congresso Nacional esperam avançar nas próximas semanas com o texto ideal da reforma tributária. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, definiu o dia 15 de abril como a data final para encaminhar aos congressistas a matéria de regulamentação da proposta

SOLUÇÕES PÚBLICAS

Combater a desinformação é fundamental para a consolidação da democracia e para o desenvolvimento do Brasil. Neste contexto, a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),  estão promovendo a Conferência Livre: Ciência no Combate à Desinformação, que acontecerá nos dias 2 e 3 de abril.

Assista aos episódios da websérie “Prefeitas”, produzida pelo Instituto Alziras, sobre a trajetória política das mulheres no comando dos municípios brasileiros. Com depoimentos e desafios, os episódios serão lançados mensalmente no YouTube durante este ciclo eleitoral. 

Os números da semana

3

das 100 cidades mais populosas do país universalizaram o saneamento básico;

15

de abril é a data final para o envio do texto final da reforma tributária por parte do governo federal;

3.224

carros são pagos a juízes brasileiros com dinheiro público;

Nenhum comentário:

Postar um comentário