Ah, e caso você esteja se perguntando, a lista de países que estão testando moedas digitais inclui Ucrânia e Rússia, Estados Unidos e China, Grã-Bretanha e a UE.
Um novo relatório do Bank for International Settlements estima que até 90% dos bancos centrais nacionais estão, pelo menos, em fase de planejamento para lançar uma moeda digital do Banco Central (CBDC):
Nove em cada dez bancos centrais estão explorando moedas digitais do Banco Central (CBDCs), e mais da metade está desenvolvendo-as ou realizando experimentos concretos. Em particular, o trabalho em CBDCs de varejo passou para estágios mais avançados.
Isso ecoa um relatório de março do FMI, que afirmava que mais de cem países estão, pelo menos, em fase de planejamento para lançar seu próprio CBDC.
Parece que os programas de dinheiro digital emitidos pelo governo vêm ganhando força em todo o mundo desde pelo menos 2020, e aparentemente, eles agora existem em mais da metade dos países do planeta.
O mais recente, Brasil e Namíbia, anunciou seus planos no mês passado.
Como em todas as agendas globalistas, o impulso para os CBDCs é sempre parte da "corrente".
Primeiro, foi uma resposta ao Covid. Então, eles poderiam nos ajudar a conter as mudanças climáticas. Então eles são uma resposta à guerra na Ucrânia.
Com esse método, eles deixaram de ser uma ideia de franja mal discutida para receber cobertura regular e ter 90% do mundo experimentá-los, tudo no espaço de alguns anos (como prevíamos que aconteceria em nosso post de Ano Novo).
Curiosamente, embora os CBDCs sejam cada vez mais falados, há uma característica específica delas que é cada vez menos falada: a programabilidade.
Para novos leitores: a programabilidade é um recurso hipotético da moeda digital que permitiria ao emissor definir limites e controles sobre seu uso.
Essencialmente, qualquer CBDC daria ao Estado, banco central ou corporação que emite o dinheiro como um salário o poder de controlar como e onde o dinheiro é gasto.
Qualquer CBDC equivale a um controle potencial do seu dinheiro por terceiros.
É simples assim.
Isso tem enormes implicações para a própria ideia de liberdade individual. Considerando como os últimos dois anos se passaram, não é difícil imaginar como esse sistema poderia ser abusado.
Pare os pagamentos para "proteger o sistema de saúde", enfeite os salários para "combater as mudanças climáticas", ou as penalidades financeiras individuais porque você não está vacinado.
Você não tem que voltar além do protesto dos caminhoneiros canadenses para ver como o Estado desapropria economicamente aqueles que expressam sua discordância. Um CBDC tornaria esse processo mais fácil para o Estado se candidatar e mais difícil para um indivíduo evitar.
É, obviamente, a maior questão ética e social de qualquer potencial sistema de moeda digital.
No entanto, nem o relatório do BIS, nem o relatório do FMI, nem o resumo da Bloomberg tratam a ideia de "programabilidade" em qualquer detalhe. A palavra é usada precisamente uma vez em todos os três documentos, e eles nunca explicam o que realmente significa .
A OffG já cobriu os CBDCs em detalhes, e a imprensa nunca teve vergonha de falar sobre os "benefícios" desse dinheiro fortemente controlado no passado. Pelo contrário, sempre foi tratado como um importante ponto de venda.
Agustín Carstens, chefe do Banco para Assentamentos Internacionais, discutiu a ideia em detalhes em um vídeo no verão de 2021:
A principal diferença [com um CBDC] é que o Banco Central teria controle absoluto sobre as regras e regulamentos que determinarão o uso dessa expressão de responsabilidade do banco central e, em seguida, terão a tecnologia para aplicá-la."
Um artigo de junho de 2021 no Telegraph voltou a falar sobre as vantagens potenciais da moeda programável:
O dinheiro digital poderia ser programado para garantir que ele seja gasto apenas com o essencial, ou em bens que um empregador ou o governo considera sensatos [...]. Pode haver alguns resultados socialmente benéficos a partir disso, evitando atividades que são consideradas socialmente prejudiciais de alguma forma.
Nunca antes eles foram relutantes em falar sobre programabilidade, por isso é impressionante que eles de repente fechem essa avenida de debate.
Talvez seja um sinal de que eles superestimaram o que as pessoas aceitariam, e já estão experimentando mais rejeição à ideia do que esperavam.
É um pensamento reconfortante.
Mas não se engane: só porque eles param de mencionar isso não significa que eles deixaram pra lá. Eles só querem que você esqueça.
Ah, e caso você esteja se perguntando, a lista de países que estão testando moedas digitais inclui Ucrânia e Rússia, Estados Unidos e China, Grã-Bretanha e UE.
Todas as equipes da liga.
Escolher um lado não vai salvá-lo.
Religião, A Voz Livre
O banco global tentará assumir o controle sobre muitas das moedas mundiais

Nenhum comentário:
Postar um comentário