Mulher sentada numa escadaria com criança de meias furadas
Uma pessoa é considerada pobre quando não tem meios de levar uma vida socialmente integrada
(Keystone)
A pobreza é uma experiência temporária para a maioria dos suíços, com apenas 1% da população considerada “permanentemente pobre”, segundo o Departamento Federal de Estatística (FSO).
A pesquisa da FSO, realizada ao longo de quatro anos, analisou pela primeira vez quanto tempo as pessoas na Suíça são afetadas pela pobreza.
Cerca de 615.000 dos suíços sofreram por renda insuficiente em 2016, ou 7,5% da população, de acordo com o relatório - um aumento de 0,5% em relação ao ano anterior.
Uma pessoa é definida como pobre se não tiver meios financeiros para adquirir os bens e serviços necessários para levar uma vida socialmente integrada, diz o relatório.
Durante o período de 2013-2016, uma em cada oito pessoas (12,3%) foi considerada pobre, segundo a pesquisa. No entanto, apenas 0,9% da população experimentou a pobreza ao longo de todo o período de quatro anos.
Segundo o relatório, 1,2% das pessoas sofrem de pobreza há três anos e 2,5% há dois anos. Olhando para apenas um ano, 7,7% da população foi afetada - quase o mesmo nível dado no relatório anual de 2016.
A definição numérica de pobreza usada no relatório foi derivada das diretrizes da Conferência Suíça sobre Assistência Social (SKOS). Em 2016, a renda mínima de subsistência na Suíça foi fixada em CHF 2.247 (US $ 2.355) por mês para uma única pessoa, e em CHF 3.981 (US $ 4.173) para dois adultos com dois filhos.

POBREZA NUM PAÍS RICO"O trabalho não protege da pobreza"

Na Suíça, um milhão de pessoas são consideradas pobres ou com o risco de cair na pobreza. Ter um emprego nem sempre permite garantir seu próprio ...
swissinfo.ch