domingo, 6 de maio de 2018

Desafios da Nação traz propostas para crescimento sustentado Com informações da Agência Fapesp

Desafios da Nação traz propostas para crescimento sustentado

Desafios da Nação traz propostas para crescimento sustentado
Publicação gratuita lista caminhos para a promoção do desenvolvimento por meio do aumento da produtividade. [Imagem: Ipea]
Desafios da produtividade
O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) lançou o projeto Desafios da Nação, que tem como foco a promoção do desenvolvimento nacional por meio da elevação da produtividade.
O projeto contempla quatro objetivos convergentes: assegurar o aumento contínuo da renda real por habitante; promover a plena inclusão social; desenvolver e absorver tecnologias estruturantes; e promover em todas as áreas socioeconômicas e estruturais a produtividade e a competitividade dos fatores de produção.
"Trata-se de um trabalho com um único objetivo que unifica todos os demais considerados importantes: triplicar a produtividade dos fatores de produção em uma geração," disse Ernesto Lozardo, presidente do órgão.
Os estudos que serviram de base ao projeto estimam que é factível prever a recuperação dos níveis de investimentos privados para cerca de 3% ao ano; elevar a taxa de produtividade de 0,5% ao ano para 1,5% ao ano e a taxa de crescimento para em torno de 3% ao ano, no período de uma geração.
Emprego, educação e inovação
O projeto foi lançado na forma de uma publicação, que contém proposições relativas a 16 grandes áreas: crescimento econômico, regime fiscal, mercado de trabalho, reforma da previdência, reforma tributária, financiamento do desenvolvimento, educação básica, educação superior, saúde, risco regulatório, modelo de concessão, pesquisa e inovação, petróleo e gás, energias renováveis, inserção internacional e sustentabilidade.
O projeto ressalta a importância da oferta de postos de trabalho mais qualificados. As recomendações para a melhoria da educação básica passam pelo aprimoramento das bases curriculares, tornando-as mais flexíveis e adaptáveis, pela mudança na formação dos docentes e revisão de sua carreira e pelo acompanhamento e avaliação de iniciativas locais bem-sucedidas. O ensino técnico também deve ser mais flexível e próximo das necessidades do mercado de trabalho.
Para a educação superior, recomenda-se avaliar a viabilidade de implementação do chamado "modelo de Bolonha", que consiste de três ciclos distintos de formação: cursos vocacionais e preparatórios para graus universitários, formação profissional e estudos avançados.
Pesquisa e Inovação foram igualmente analisadas. Dentre as propostas, estão a possibilidade da celebração de acordos de cooperação e de remuneração adicional ao docente com características empreendedoras, além da ampliação do investimento público em pesquisa e desenvolvimento orientado a resultados.
Ao todo, a publicação envolveu 40 pesquisadores do IPEA e 37 pesquisadores externos, com a realização de 32 oficinas temáticas sobre os temas trabalhados e 36 artigos de apoio.

A publicação Desafios da Nação está disponível para download gratuito, acompanhada de dois volumes com artigos de apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário