O sistema suíço será a primeira implantação em escala nacional do U-space, uma infraestrutura digital da Europa destinada a prevenir acidentes envolvendo drones. Uma primeira fase de testes começará em junho de 2018.
Drone agrícola voa sobre um vinhedo suíço
A plataforma AirMap oferece regras de uso do espaço aéreo para mais de 20 países, e atinge cerca de 85% dos drones de todo planeta por meio de sua rede. 
(Keystone)
O sistema nacional de controle de aeronaves não tripuladas (UAV) será o primeiro da espécie no continente europeu. O projeto é uma colaboração entre o fornecedor suíço de serviços de navegação aérea Skyguide e a AirMap, uma plataforma de gerenciamento do espaço aéreo para drones, baseada na Califórnia.
Em um comunicado de imprensa conjunto, as duas empresas apresentaram seus planos para criar um "espaço-U suíço de última geração" envolvendo o registro de drones, limites virtuais definidos por GPS e conhecidos como "geo-cercas", e alertas em tempo real para pilotos de UAV, que estarão conectados aos serviços suíços de controle de tráfego aéreo.
O sistema de controle UAV proporcionaria aos drones "acesso seguro aos céus suíços", diz o comunicado, e espera-se que o sistema esteja "totalmente operacional" no verão de 2019.

O mercado decola

Esse projeto será um "catalisador" para o crescimento do mercado de drones na Suíça, que continua crescendo, segundo a Skyguide. De acordo com o comunicado de imprensa, o número de pedidos de voo de UAVs recebidos pela Skyguide aumentou dez vezes desde 2013.

swissinfo.ch/ets

Neuer Inhalt

Horizontal Line