ENTREGA ESPECIALCorreio suíço testa robô carteiro
A partir de setembro, o Correio Suíço irá enviar pequenos robôs autônomos pelas calçadas das cidades para fazer entregas de pacotes.
Os testes serão realizados na capital suíça, bem como em Köniz e Biberist, cidades relativamente próximas de Berna. A iniciativa é o resultado de uma parceria com a empresa inglesa Starship Technologies.
Em um comunicado na terça-feira (23), a divisão PostLogistics da empresa de correios suíça anunciou que os robôs serão utilizados para testar a entrega de correspondências especiais, pacotes que requerem uma entrega local flexível e rápida. Eles também podem ser utilizados no futuro para a entrega imediata de alimentos ou medicamentos.
Testes comerciais similares foram lançados com parceiros na Inglaterra e na Alemanha no mês passado.
"A participação do Correio Suíço no nosso programa de testes é um desenvolvimento interessante para Starship Technologies", disse o responsável da empresa inglesa, Allan Martinson, em um comunicado na terça-feira.
"Não só nós estendemos a entrega robótico para a Suíça, mas pela primeira vez no mundo os pacientes poderão receber seus medicamentos em casa, utilizando nossos robôs de pronta-entrega."
Serviço inteligente
Os robôs podem transportar até 10 quilos de carga de cada vez e são equipados com rodas, nove câmeras, quatro sensores frontais e a tecnologia GPS para ajudá-los a evitar obstáculos e conduzi-los até seus destinatários. As câmeras também servem para dissuadir possíveis roubos.
Eles podem circular até duas horas, ou seis quilômetros, a três quilômetros por hora, com uma velocidade máxima de seis quilômetros por hora.
Os robôs também são "inteligentes", no sentido de que "aprendem" durante cada viagem, aumentando seu nível de autonomia.
Quando chegam ao destino final, os robôs carteiros enviam um torpedo para alertar o destinatário de que seu pacote chegou.
Durante a fase de teste, um carteiro humano irá supervisionar os robôs.
Substituto
Dieter Bambauer, diretor da PostLogistics, garante que os robôs não irão substituir os carteiros tradicionais. Eles fazem parte do plano da empresa suíça de correios para se adaptar ao mercado de compras online em evolução e competir com um número crescente de serviços de logística estrangeiros.
No ano passado, o Correio Suíço também testou o uso de drones (veja o vídeo abaixo) para entregar pequenos pacotes, como os de remédios.
Bambauer disse que graças às vantagens dessas tecnologias os “carteiros” voadores e sobre rodas devem ser comercializados dentro de três a cinco anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário