Cantinho Vegetariano |
Posted: 13 Feb 2018 08:35 AM PST
Ingredientes Espigas de milho bem granadas e firmes Cebolinha verde picada, a gosto Sal e pimenta moída na hora a gosto Óleo vegetal de sua preferência (para fritar) Preparo
Rale as espigas de milho (no processador ou liquidificador não dá certo). Junte o sal, a pimenta moída e a cebolinha picada, misture bem e está pronta a massa do bolinho. Frite às colheradas, em óleo quente, até dourar. Coloque sobre papel toalha para absorver o excesso de óleo e sirva.
Notas
- As espigas têm que estar bem granadas e firmes, não duras.
- Não dá para fazer com milho em conserva.
- Se ficar muito líquida (isso depende do milho e até do ralo) passe por uma peneira grossa para tirar um pouco do caldo, que pode ser usado para fazer curau.
- Como a massa é bem líquida, o bolinho absorve mais gordura que um bolinho frito normal, portanto, coma com moderação... Se for capaz!
Foto: Cantinho Vegetariano |
Posted: 13 Feb 2018 05:39 AM PST
Ingredientes Para o creme: 1 batata grande 1/2 mandioquinha média 1 colher (sobremesa) de sal negro do himalaia moído 1 colher (sopa) de farinha de grão-de-bico Sal a gosto Para a massa: 4 cogumelos paris ou portobelo cortados em tirinhas pequenas 1 colher (chá) de fumaça líquida, ou a gosto Sal e azeite de oliva a gosto Linguine (ou a massa que preferir) do tipo grano duro Preparo Creme:
Cozinhe a batata e a mandioquinha em água com sal. Coloque-as num processador ou use o mix de mão e bata, com um pouquinho de água (pouca, não exagere), até virar um purê cremoso. Acrescente a farinha de grão-de-bico e o sal negro do himalaia e bata bem. A consistência tem que ser cremosa, de mingau (nem aquosa, nem dura). Corrija o sal, se necessário.
Massa:
Cozinhe o macarrão em água e sal. Escorra. Numa frigideira, coloque um pouquinho de azeite e frite os cogumelos picados. Acrescente a fumaça líquida e deixe uns segundos mais. Acrescente o macarrão cozido, mexa e deixe que pegue bem o gosto da fumaça. Acrescente duas ou 3 colheres do creme que preparou anteriormente para cada porção de uma pessoa (aproximadamente 80 g de macarrão). É o suficiente para o macarrão ficar coberto pelo creme sem parecer que colocou molho. Deixe o creme cozinhar por alguns minutos. Ele engrossa por conta da farinha de grão-de-bico e agarra no macarrão. Se ficar muito seco, coloque mais creme.
Dica - O creme pode ser guardado em geladeira por vários dias. De um dia para o outro, o cheiro/gosto de ovo fica mais acentuado.
Nota - É sempre divertido tentar "veganizar" receitas. Esta foi muito difícil, afinal, só tem ingredientes de origem animal... Mas o resultado foi muito bacana! O sal negro do himalaia é muito usado por chefes veganos para dar o gostinho/cheiro de ovo nas receitas. A fumaça líquida completa a combinação e temos um carbonara muito interessante!
Fonte: Receita e foto do blog Ser Vegana |
Nenhum comentário:
Postar um comentário