Mecânica
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Cruzador estratosférico dispensa aeroportos
Com informações da Universidade de Lincoln - 24/03/2015
As proporções do dirigível cruzador seriam imensas - observe que carga e passageiros ficam dentro das seções em azul. [Imagem: MAAT Project/Divulgação]
Dirigível estratosférico
Uma equipe reunindo engenheiros de oito países europeus acredita que osdirigíveis podem ser a "resposta verde" para o crescimento futuro da aviação.
Eles concluíram um trabalho de três anos sobre aeronaves de passageiros estratosféricas como parte de um projeto de engenharia financiado pela União Europeia para desenvolver uma futura rede de transporte aéreo sustentável.
O projeto MAAT (Aeronave de Transporte Multicorpos Avançada, em tradução literal) chegou à conclusão de que a melhor opção é um cruzador que possa viajar por todo o mundo em rotas predeterminadas na estratosfera.
Dirigíveis menores, que transportam pessoas e mercadorias, atracam-se e desconectam-se do cruzador sem que ele precise parar, funcionando como elo de ligação entre a superfície e a aeronave principal.
A equipe criou vários conceitos diferentes para o dirigível. [Imagem: MAAT Project/Divulgação]
Cruzador
"Embora o conceito de um cruzador para dirigíveis não seja inteiramente nova, a escala e a altitude operacional propostas para o MAAT não têm precedentes," disse Tim Smith, da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, um dos membros da equipe.
"A operação é baseada em uma gigantesca nave cruzadora voando em altitudes de cerca de 15 km, em velocidades de até 200 km/h por períodos prolongados, em rotas pan-europeias ao longo das quais existam pontos de troca, onde aeronaves 'alimentadoras' do tipo VTOL [pouso e decolagem verticais] operam a partir de estações terrestres de conexão, encaixando-se com o cruzador para troca de passageiros e de carga. O conceito subjacente é ter vários alimentadores de encaixe com o cruzador," descreveu Smith.
A equipe não defende que o MAAT (e outros conceitos de dirigível) deva substituir os aviões convencionais ou outras formas de transporte, mas podem fornecer uma alternativa muito necessária, que não exija grandes investimentos em infraestrutura típicos de novos aeroportos, ferrovias e rodovias.
A equipe concluiu que o dirigível cruzador está no ponto ideal entre velocidade e custo operacional, melhor que todos os meios de transporte atuais. [Imagem: MAAT Project/Divulgação]
Energia solar dia e noite
A principal fonte de energia para o MAAT são painéis fotovoltaicos montados na superfície superior do dirigível, fornecendo energia elétrica suficiente para a operação normal durante o dia e para o armazenamento para o funcionamento noturno.
A equipe projetou os sistemas de energia necessários para isso, com base na tecnologia disponível, e apresentou várias opções de design que podem ser adotadas para os dirigíveis, concentrando-se principalmente sobre as questões de operação diurna/noturna e seu impacto sobre os sistemas de armazenamento de energia a bordo.
Segundo os cálculos da equipe, o MAAT teria custos operacionais menores do que qualquer outro sistema de transporte atual, uma vez que não necessita de abastecimento de combustível, dispensa pistas de pouso e decolagem, podendo ir diretamente a terminais de passageiros e carga, e as decolagens verticais reduzem os prazos de chegada. Além disso, as operações de pouso e decolagem totalmente silenciosas permitiriam uma operação 24 horas mesmo em pontos de troca dentro das cidades.
Bibliografia:
Energy harvesting and power network architectures for the multibody advanced airship for transport high altitude cruiser-feeder airship concept
Tim Smith, Chris Bingham, Paul Stewart, Rich Allarton, Jill Stewart
Journal of Aerospace Engineering
Vol.: Published online before print
Energy harvesting and power network architectures for the multibody advanced airship for transport high altitude cruiser-feeder airship concept
Tim Smith, Chris Bingham, Paul Stewart, Rich Allarton, Jill Stewart
Journal of Aerospace Engineering
Vol.: Published online before print
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