domingo, 18 de dezembro de 2011

DEVEMOS COMER CEREAIS SEMPRE.

LINHAÇA.

Semente do linho ( pode ser dourada ou marrom ), rica em ômega 3, 6 e 9 além de conter caroteno, zinco, ferro e lignana que é um antioxidante muito potente. A linhaça também anti-inflamatório e regula o sistema imunológico e hormonal. As sementes podem ser torradas e trituradas e adicionada à salada de frutas, sucos, iogurtes e etc.

CEVADA.

É uma gramínea do gênero hordeum. Rica em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B, e minerais selênio e magnésio. Pode ser preparada como o arroz ou em combinação com outros carboidratos.

CENTEIO.

Do gênero secale da família das gramíneas. Rico em magnésio, fibras, selênio, fósforo, proteínas e minerais como potássio e sódio. Encontrado em grãos ou farelo e farinha, pode ser consumido em tortas, pães e massas em geral. É muito bom para atletas, hipertensos e diabéticos. Também regula o intestino.

AVEIA.

Membro do gênero Avena, também é da família das gramíneas. Rica em cálcio, ferro, silício, proteínas, carboidratos, vitaminas e fibras. A beta-glucana presente na aveia é benéfica no funcionamento intestinal, aumento da saciedade, regulação do colesterol e proteje contra doenças cardiovasculares. É encontrada em forma de farelo, farinha e flocos. Pode ser adicionada em frutas, sucos, vitaminas, iogurtes, pães, sopas, feijão e etc.

QUINOA.

Semente da planta da mesma família do amaranto. Contém magnésio, potássio, manganês e vitaminas
B1, B2, B3, D e E.  A lisina ajuda a fortalecer a imunidade, a memória, também contém fitoestrógenos
que amenizam a TPM e MENOPAUSA. Os flocos podem ser cozidos, acrescentado ao arroz e até substituir o triguilho.

AMARANTO.

É a semente da planta herbácea amaranto. Muito rico em cálcio, ferro, zinco, magnésio, fósforo e vitamina A e C. Diminui o colesterol, previne contra doenças cardiovasculares e osteoporose. Como farinha ou pré -cozido é utilizado em saladas, pães, bolachas e barras.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário