Nossa equipe de jornalistas em Brasília perguntou a opinião de todos os 81 senadores da República:
Alexandre de Moraes deve ser alvo de processo de impeachment?
Muitos responderam. Mas mais da metade preferiram não opinar sobre o tema. Por quê?
“Trabalho no Congresso há 15 anos e nunca vi o Senado com tanto medo”, afirmou o assessor de um parlamentar que preferiu não ser identificado.
Sinceramente, nós também estamos tentando entender. Por isso, fizemos uma nova reportagem a respeito de como os parlamentares enfrentam um dos piores medos existentes: a autocensura. Veja o que alguns dos senadores disseram reservadamente à Gazeta:
Na reportagem acima, mostramos ainda quem disse SIM e NÃO ao processo de impeachment.
E a nossa opinião, você já sabe? 🤔
Nós não temos medo de nos posicionarmos abertamente contra os ataques às liberdades de expressão, como a censura ao X (que continua) e as proibições determinadas por Alexandre de Moraes, como o uso de VPNs para acessar a plataforma. 📲
Nesta semana, o X voltou a funcionar em aplicativos após uma troca de tecnologia da empresa, mas logo saiu do ar. E, pasmem, a reação do STF e da Polícia Federal foi a seguinte:
Pensando nisso, diferente dos senadores que não se posicionam, queremos lembrar os seguintes editoriais da Gazeta:
📰 O Brasil é um grande sapo na fervura do autoritarismo
“O bloqueio do X foi referendado de forma unânime pela Primeira Turma do STF, e Moraes determinou o confisco de R$ 18 milhões, dos quais R$ 11 milhões pertencentes à Starlink, para pagar multas aplicadas ao X. E tudo isso sem que houvesse um volume minimamente decente de manifestações veementes contra essa escalada autoritária, que destrói não apenas a liberdade de expressão, mas também de imprensa e econômica.”
“Moraes ultrapassou todos os limites, e o momento requer uma tomada de posição imediata dos parlamentares brasileiros. Sua inação agora é inadmissível. Fomos colocados no time das piores ditaduras do mundo.”
📰 Proibição de VPNs para acessar X confirma a esbórnia judicial brasileira
“Nem mesmo os ditadores mais totalitários tiveram a pretensão de um canal direto entre eles e a mente da totalidade de seus súditos, mas a megalomania de Moraes é tanta que o ministro se julga o centro das atenções de uma forma tal que qualquer ato seu chegaria necessariamente ao conhecimento de todos.”
Atualmente, existem pelo menos 59 pedidos de impeachment de ministros do STF — 24 deles relacionados a Alexandre de Moraes. O mais recente foi assinado por 156 deputados e pelo desembargador aposentado Sebastião Coelho.
Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Congresso, vai atender a algum desses pedidos?
Nós e nossa equipe de jornalistas e de colunistas vamos continuar de olho. 👀
Nenhum comentário:
Postar um comentário