Após as decisões do ministro Alexandre de Moraes e de sua turma no STF corroborando a censura ao X (antigo Twitter), a próxima fronteira na Corte é um debate sobre buscas no Google.
Os ministros devem começar a julgar nesta quarta-feira (18) um recurso da gigante tecnológica que tenta impedir a quebra de sigilo de buscas de usuários na internet.
O caso que chega ao plenário tem a ver com a investigação sobre o assassinato de Danielle Franco. Contudo, o Google alerta que a medida, solicitada inicialmente pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, abre margem para que pesquisas online se transformem em meios de vigiar os usuários de internet indevidamente.
A Gazeta do Povo está de olho. 👀
Afinal, isso pode ou não caracterizar mais um atentado às liberdades no Brasil? Diferente das capas de outros grandes jornais digitais, estamos dando amplo destaque ao tema:
O “engraçado” da situação é a semelhança cada vez mais aterradora com o livro 1984, de George Orwell. Nele, existe a figura do Grande Irmão, que monitora pensamentos e ações dos cidadãos. 👁️
Isto nos faz pensarmos no Brasil: temos aqui nosso próprio Grande Irmão determinando uma política do pensamento?
Por aqui, na Gazeta do Povo, nós estamos continuamente discutindo esta situação em nossos editoriais, reportagens e por nossa equipe de colunistas. Fizemos questão de lançar inclusive nossa própria edição de 1984 com tradução e ilustrações exclusivas:
Este é um exemplo do que os assinantes da Gazeta do Povo encontram em nossa Biblioteca Gazeta. Nela, disponibilizamos clássicos da literatura como 1984, Revolução dos Bichos e livros como 8 de Janeiro, de Cristina Graeml, e livros de história do Brasil e reflexões sobre a liberdade. 📚
Somos um jornal que não cansa de se posicionar contra a escalada do autoritarismo no Brasil, refletido na figura dos ministros do STF, como mostramos neste editorial de segunda-feira (16):
Portanto, se você compartilha de nossa visão, chegou a hora de apoiar nosso trabalho. 😉
Não é segredo algum que enfrentamos dificuldades financeiras e que só vamos conseguir atingir o ponto de equilíbrio financeiro se tivermos mais pessoas ao nosso lado.
Por isso, chegou a hora de você assinar a Gazeta do Povo por um preço mais do que especial:
Por apenas R$ 1 por mês nos primeiros 3 meses você desbloqueia todos os nossos, conteúdos, inclusive nossa Biblioteca com o livro 1984 💰
Nenhum comentário:
Postar um comentário