quarta-feira, 29 de maio de 2024

campanha “Saneamento no Brasil: deveria ser o básico”

 

Newsletter Coisa Pública

Bom dia, Cid

Espero te encontrar bem e com saúde. A Coisa Pública destaca o fim das ações envolvendo o Maio Amarelo, além do segundo vídeo da campanha “Saneamento no Brasil: deveria ser o básico”.

ACONTECE NO CLP

O feriado de Corpus Christi fecha o mês e sinaliza que estão chegando ao fim as ações sobre o Maio Amarelo, iniciativa criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para adotar comportamentos mais cuidadosos no trânsito.

O CLP, assim como vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicas e privadas, publicou estudos com o objetivo de promover uma cultura de paz em que pedestres, ciclistas e motoristas possam conviver de forma segura e respeitosa. Confira a entrevista do coordenador da inteligência técnica do CLP, Pedro Trippi à Rádio Nova Brasil, sobre o assunto.

Também divulgamos nesta semana o segundo vídeo da campanha “Saneamento no Brasil: deveria ser o básico”, que vai contar com cinco peças sobre os avanços e os desafios que a pauta enfrenta no país. Neste recorte específico foram detalhados os impactos da falta de saneamento em diferentes áreas da sociedade, como saúde, educação e renda. 

RADAR DA SEMANA

Você sabia que o Poder Judiciário custa R$ 132,8 bilhões por ano ao país só com despesas como salários de servidores e equipamentos? Um levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e divulgado pelo jornal O Globo aponta que esse montante foi gasto em 2023 e representa valor recorde se considerada a série histórica iniciada em 2009.

Em paralelo, o grupo de trabalho que irá discutir a regulamentação do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), criado pela reforma tributária, foi instalado na Câmara ontem (28). A instalação ocorre sem que o governo federal tenha enviado o projeto de lei sobre o tema. A proposta será sobre o funcionamento do Comitê Gestor que vai administrar a divisão do IBS entre estados e municípios. A expectativa é que a proposta seja aprovada até o recesso parlamentar, que se inicia em 08 de julho.

SOLUÇÕES PÚBLICAS

Conheça os vencedores do 8º Prêmio Casos de Sucesso do Trata Brasil, que reconhece os municípios que são referência em saneamento básico no Brasil. O evento é gratuito, acontece na Fundação Getúlio Vargas e prestigia as cidades que estão avançando nos indicadores de água e saneamento, com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). 

Não deixe de fazer a sua inscrição para o Congresso Mundial do ICLEI 2024 no Brasil. O evento acontece entre os dias 18 e 21 de junho, em São Paulo, e vai debater o avanço do desenvolvimento urbano sustentável e a adaptação equitativa aos desafios locais e regionais, bem como desafios e oportunidades críticos que as cidades, vilas e regiões enfrentam devido ao aumento dos riscos e mudanças globais. Participe!

Os números da semana

132,8

bilhões foi o custo do Judiciário brasileiro em 2023, segundo a CNJ;

21

bilhões por ano é o prejuízo com a perda de vidas no trânsito, segundo estudo do CLP;

08

de julho é o início do recesso parlamentar do Congresso Nacional;

O que você achou desta edição? 

Compartilhe seu feedback sobre a Coisa Pública. Este questionário é anônimo.

Assine a Coisa Pública!

Se você recebeu nossa newsletter e deseja receber direto na sua caixa de entrada semanalmente, clique no botão abaixo.

ASSINAR →

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário