sexta-feira, 1 de março de 2024

Sociedade civil repudia falas de presidente Lula sobre o marco de 60 anos do golpe militar.

 


Nossa curadoria de conteúdos semanais: artigos, reflexões, entrevistas e análises sobre a democracia e o trabalho da sociedade civil.

Nesta terça-feira (27), o Pacto pela Democracia reuniu em São Paulo (SP) representantes de mais de 50 organizações da rede para pensar ações articuladas durante as Eleições de 2024. Com o objetivo de elaborar estratégias conjuntas para recuperar a confiança no sistema eleitoral, as organizações foram instigadas a compartilhar suas iniciativas e pensar em possibilidades de atuação em rede. A iniciativa de mobilização da sociedade civil para as eleições, promovida pelo Pacto, foi destaque no jornal O Estado de São Paulo.

Manifestação pró-ex-presidente reage a investigações sobre atos golpistas. Dados da pesquisa realizada pela Genial/Quaest, dois dias após as manifestações de apoio ao ex-presidente Bolsonaro em Brasília, revelam que 70% das pessoas consideraram a manifestação como grande e 50% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente saiu mais fortalecido desse evento. Em entrevista, o professor Pablo Ortellado, do Monitor do Debate Político no Meio Digital, argumentou que as imagens da multidão são a principal ferramenta política de Bolsonaro e que a manifestação serviu como resposta ao avanço das investigações contra o ex-presidente. Durante a manifestação na Avenida Paulista, Bolsonaro afirmou ser necessário "passar uma borracha no passado" e pediu pela anistia dos acusados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Neste conteúdo do Pacto pela Democracia, explicamos a necessidade da responsabilização como um processo civilizatório crucial para a democracia brasileira.Sociedade civil repudia falas de presidente Lula sobre o marco de 60 anos do golpe militar. Após declarações do Presidente Lula sobre a falta de interesse de seu governo em abordar os 60 anos do golpe militar brasileiro, organizações da sociedade civil, incluindo organizações da rede do Pacto pela Democracia, como a Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia, repudiaram a fala e defenderam a importância de discutir o golpe de 1964 e exigir responsabilização dos envolvidos. A Coalizão publicou uma nota pública em repúdio à fala do presidente.

TSE atualiza resoluções eleitorais em 2024 com contribuições à sociedade civil. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (27) um conjunto de 12 resoluções para as eleições de 2024. Estas resoluções, que atualizam as normas eleitorais, foram elaboradas também a partir de sugestões da sociedade civil, incluindo organizações da rede do Pacto pela Democracia, que participaram de audiências públicas promovidas pelo TSE em janeiro deste ano. As resoluções incluem atualizações quanto a proibição do transporte de armas durante o pleito, a regulamentação do uso de Inteligência Artificial, a disseminação das chamadas deep fakes e a gratuidade do transporte coletivo urbano e intermunicipal nos dias de votação. O conteúdo detalhado das resoluções é explicado nesta matéria. O Dadocracia, podcast da Data Privacy Brasiltratou neste episódio sobre as eleições de 2024 e as resoluções que tratam sobre a Inteligência Artificial.

Democracia, por Margaret Atwood. O jornal norte-americano Financial Times, em parceria com a aclamada autora Margaret Atwood (O Conto da Aia), produziu um monólogo sobre o estado da democracia no mundo. Com uma mensagem simples e sucinta, oferece uma valiosa explicação sobre os riscos da autocracia para o dia a dia de qualquer pessoa.O vídeo foi traduzido para o português pelo jornal Valor Econômico.

Crédito: Valor Econômico

Iser. As falas religiosas de Michelle Bolsonaro durante o ato na avenida Paulista são temas de análise da representantes do Iser (Instituto de Estudos da Religião) em entrevista para o Jornal Folha de São Paulo. Gênero e Número. Está aberto o processo de coleta de casos da pesquisa Racismo à Brasileira, um projeto para construir uma base de dados inédita sobre o racismo estrutural no Brasil a partir das palavras de pessoas negras. É possível enviar seu relato pelo site racismo.generonumero.media.Inesc e IDS. Representantes de organizações da rede do Pacto, como o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), defendem em artigo a necessidade de a reforma tributária promover justiça social e ambiental, dada a relação direta entre o sistema tributário e as desigualdades sociais no Brasil.

Toda a equipe do Pacto ajudou a produzir esta newsletter para você.Não quer mais receber este e-mail? É só clicar aqui.Siga o Pacto também nas redes sociais.
https://www.facebook.com/pactopelademocracia/
https://twitter.com/PactoDemocracia
https://www.instagram.com/pactopelademocracia/
https://www.pactopelademocracia.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário