sexta-feira, 1 de março de 2024

Coisa Pública

 


E mais: 75% da população brasileira mora em locais com uma estrutura adequada de saneamento básico, mostra IBGE
Visualizar como página web

Ⓘ 5 minutos   |   ❍ 01 de março de 2024   |   ❝ Por Guilherme Franco

Newsletter Coisa Pública

Bom dia, Cid

Coisa Pública desta semana destaca a participação do CLP no congresso de gestão pública da ONU, além de um estudo exclusivo sobre o impacto da reforma tributária nas multinacionais e big techs!

ACONTECE NO CLP

O CLP fará em abril uma conexão internacional para os EUA! Pelo terceiro ano consecutivo o nosso diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros, vai participar do Committee of Experts on Public Administration, o principal encontro internacional sobre gestão pública organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2024, em Nova Iorque. O evento que acontece em abril vai abordar temáticas como agenda verde, gestão de recursos públicos, governo digital e ações para países em áreas de conflito. 

Nosso time também segue a todo vapor viajando pelo território brasileiro. Uma comitiva do CLP viajou ao Piauí para apresentar os dados do Ranking de Competitividade dos Estados ao governador Rafael Fonteles e a todo seu secretariado, incluindo o secretário de Estado e líder MLG, Washington Bonfim. 

Saindo do Nordeste e indo para o Sul do país, o CLP vai participar do Fórum Estadual de Gestores Públicos, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan) e o governo do Paraná, em Foz do Iguaçu (PR), na próxima quinta-feira (07). Além da abertura do evento, participaremos de um painel em parceria com a Microsoft para apresentar o guia recém-lançado sobre o uso de inteligência artificial (IA)

RADAR DA SEMANA

Ao mesmo tempo em que trabalha na regulamentação da reforma tributária sobre consumo, promulgada no fim do ano passado, o governo prepara a segunda etapa da mudança no sistema de impostos, que visa alterar as regras da tributação da renda. Nosso time de inteligência técnica preparou um estudo exclusivo divulgado pela Folha de S.Paulo que mostra a necessidade de redução na carga tributária das empresas com alíquota mínima. 

Outra agenda central do governo em 2024 deve ser o avanço de uma modernização da máquina pública. Em entrevista ao UM BRASIL, o ex-presidente Michel Temer afirmou ter espaço para uma reforma administrativa. Em paralelo, o economista Felipe Salto publicou um artigo no Estadão com sugestões para uma “profunda, silenciosa e simples reforma focada em aperfeiçoar, corrigir e modernizar os modelos de organização social e de fundação estatal”.

Aproximadamente 3/4 da população brasileira (75,7%) mora em locais com uma estrutura adequada de saneamento básico. Os dados são da edição de 2022 do Censo Demográfico do IBGE (​​Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado na última semana. Ainda que o número aponte evolução em relação aos últimos anos, o Brasil tem muito a avançar no tratamento de água e esgoto após a aprovação do novo marco do saneamento básico. 

SOLUÇÕES PÚBLICAS

Aconteceu nesta semana o Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas, que reuniu mais de mil convidados e representantes do setor privado nacional e internacional, coalizões empresariais, academia, sociedade civil e organismos multilaterais se reuniram para discutir a importância da união entre finanças, clima e natureza para uma economia global justa e sustentável. Assista aqui aos encontros promovidos pelos institutos Arapyaú, AYA e Clima e Sociedade.  

Você conhece ou fez parte de um projeto de parceria público-privada ou concessão em municípios e quer dar visibilidade a essa iniciativa? Então, compartilhe a sua boa prática com a Comunitas! Os melhores casos farão parte de uma publicação com destaque nacional da organização! Você tem até o dia 30/03 para fazer a sua inscrição!

Vêm aí o XIII Congresso CONSAD, evento que reúne  especialistas dedicados a promover inovações significativas no setor público, oferecendo uma plataforma única para a troca de conhecimentos e práticas avançadas. O prazo final para a submissão de trabalhos é 15 de abril. Não perca a oportunidade de ser um agente de mudança na gestão pública. 

Os números da semana

75%

da população brasileira mora em locais com uma estrutura adequada de saneamento básico, mostra IBGE;

07

de abril acontece o Fórum Estadual de Gestores Públicos, organizado pelo Conseplan;

15%

é o imposto mínimo efetivo sobre o lucro das multinacionais que operam no Brasil estudado pelo governo federal para a reforma tributária;

O que você achou desta edição? 

Compartilhe seu feedback sobre a Coisa Pública. Este questionário é anônimo.

Assine a Coisa Pública!

Nenhum comentário:

Postar um comentário