terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Rede Apoie a Reforma



Olá ,
A Rede Apoie a Reforma está se preparando à todo vapor para o que vêm pela frente! Os primeiros meses deste ano serão voltados às reformas econômicas que permitirão uma máquina pública mais eficiente. Todas elas seguem o mesmo norte: transformar o Brasil em um país mais estratégico e produtivo.
A urgência não é à toa, já que a ineficiência diminui a produtividade da economia, minando a construção de um ambiente de negócios positivo ao investimento e à inovação.
Por isso, estamos de olho no governo e no Congresso, para que o Brasil consiga crescer de forma sustentável, atendendo às demandas da nossa sociedade.
Fique conosco para saber as principais novidades sobre as atividades do Congresso Nacional!

Um giro pelas Reformas
De acordo com o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, a Reforma Administrativa será enviada de forma fatiada. Elencada como uma das prioridades para 2020, a primeira parte da Reforma Administrativa será apresentada em fevereiro, como uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição). A ideia é que todo o pacote de mudanças seja apresentado até 2022. Leia mais.
O objetivo de dividir a proposta em partes é porque o conjunto de medidas que forma a Reforma Administrativa conta com medidas constitucionais e outras infraconstitucionais. Com isso, evita-se a judicialização de o projeto no Congresso.
Enquanto isso, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou que a comissão mista da Reforma Tributária deve ser instalada ainda na primeira semana de fevereiro, quando os trabalhos legislativos forem retomados. Essa comissão mista terá a missão de unificar os textos e acolher sugestões do governo federal. Leia mais.
Já sobre a PEC Emergencial, o Ministro da Economia afirmou, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, que é uma das maiores medidas do governo frente às despesas. Por enquanto, ela ainda está em estágio inicial de tramitação no Congresso e deve ser debatida no mês de fevereiro.
A medida prevê uma série de gatilhos que podem ser acionados caso haja o descumprimento da Regra de Ouro, dispositivo que proíbe o governo de se endividar para pagar gastos correntes, como despesas com pessoal. Leia mais.
_______________________________________________________
De Olho no Congresso
Com os deputados e senadores ainda em recesso, as atividades legislativas serão retomadas em fevereiro, após quase um mês e meio de férias. É importante notar que as eleições municipais em outubro devem influenciar o calendário no Congresso, já que em ano eleitoral, o número de sessões no plenário costuma ser reduzido no segundo semestre.
Dessa forma, a aprovação das matérias econômicas devem acontecer ainda neste primeiro semestre.
Até a volta das atividades parlamentares, as atenções recaem sobre a agenda do governo na economia, com destaque para a participação do Ministro da Economia, Paulo Guedes, em Davos.
Já entre os parlamentares, o cenário para a agenda de reformas já dá indícios de acontecerá a partir das declarações do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Leia mais. 
_______________________________________________________________
Saiba mais
Terraço em Quinze Minutos | Caio Augusto, do Terraço Econômico, recebeu Bruno Bianco, Secretário Especial Adjunto de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, para debater a aprovação da reforma previdenciária e sua repercussão internacional. Escute aqui

Entrevista com servidor : Por uma Reforma Administrativa que considere o fator humano | Camila Penido é servidora pública na ANP - Agência Nacional do Petróleo. Ela falou conosco sobre as mudanças previstas na Reforma Administrativa e como elas podem tornar o sistema mais dinâmico e de maior flexibilidade. Leia aqui
 ______________________________________________________
 Agenda da Rede Apoie a Reforma
O evento “Agenda Econômica e as Reformas de 2020” acontece nesta quinta-feira, 30.
Com a presença do Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Ministro da Economia, Paulo Guedes, trataremos com exclusividade as medidas econômicas de 2020.
Estão confirmados também a secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos (PP); o Secretário Especial do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues e o senador, Márcio Bittar (MDB-AC); os deputados Felipe Rigoni (PSB-ES) e Tabata Amaral (PDT-SP); o secretário de Desburocratização do Ministério da Economia, Paulo Uebel; e a Head da Oliver Wyman do Brasil, Ana Carla Abrão.
E você pode assistir a transmissão online a partir do link abaixo:
Lista de Transmissão
Quer receber nossos conteúdos por whatsapp?
É só mandar uma mensagem no número: (11) 977660305 ou clicar no botão abaixo e salvar o nosso contato.
Receba os conteúdos por Whatsapp

                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário