|
Amigo,
Em abril o Idec e outras entidades ligadas à saúde e à defesa do consumidor organizaram um ato público em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), pois, recentemente, vieram à tona notícias sobre planos do governo federal de darincentivos com recursos públicos às seguradoras e operadoras de planos de saúde, notórias, entre outras coisas, pelos problemas causados aos consumidores.
A saúde pública é garantida pela nossa Constituição Federal como direito de todos e dever do Estado. É evidente que é a saúde pública que precisa de investimento público e não uma saúde privada ineficaz. O ato público originou um manifesto com 8 demandas das entidades, defendendo que o SUS seja adequadamente financiado com a destinação de pelo menos 10% das receitas correntes da União, fortalecido e mantido como política de saúde oficial do Estado brasileiro, como manda a Constituição Federal, cabendo ao segmento dos planos de saúde o caráter verdadeiramente suplementar.
Ajude-nos a levar este manifesto à Presidente Dilma e ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e participe do nosso abaixo assinado. Como esta é uma campanha de diversas entidades estamos utilizando a plataforma da Change.org, assine:
www.change.org/atosus
Além do subfinanciamento do SUS e da destinação de subsídios públicos para empresas de assistência privada à saúde, a saúde no Brasil de forma geral está doente. Mesmo reajustando mensalidades acima da recomposição de renda do consumidor, exigindo o cumprimento de carências e sendo subsidiadas com dinheiro do Estado, as operadoras de saúde são recordistas de reclamações no ranking do Idec há 12 anos, ocupando o primeiro lugar dos atendimentos prestados pelo Instituto! Usuários de planos de saúde frequentemente são atendidos em hospitais públicos, e o devido ressarcimento das operadoras ao SUS está longe do montante total da dívida dessas empresas, que deixaram de prestar as atividades que se propuseram a exercer.
Todos nós financiamos o SUS com impostos pagos ao Estado. Pense em todas as pessoas que têm direito e precisam de saúde gratuita de qualidade - e em você mesmo, que pode sofrer uma negativa de cobertura quando menos esperar - e apoie este manifesto:
www.change.org/atosus
Com esperança,
Joana Cruz Idec
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário