quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Novo material desvendará mistérios do campo magnético da Terra

Novo material desvendará mistérios do campo magnético da Terra

Novo material desvendará mistérios do campo magnético da Terra
Este metal líquido híbrido ajudará a desvendar o que ocorre no interior dos planetas. [Imagem: Florian Carle et al. - 10.1103/PhysRevFluids.2.013301]
Planetas em laboratório
Um novo material, feito a partir de um metal líquido misturado com partículas magnéticas, promete ajudar a "construir pequenos planetas em laboratório", segundo seus criadores, permitindo recriar e estudar as poderosas forças que atuam no núcleo da Terra.
Como o interior do planeta não está acessível, é virtualmente impossível estudar a composição e o que ocorre no núcleo da Terra, o que é essencial para entender, por exemplo, o campo magnético que nos protege da radiação cósmica.
"Nós podemos reproduzir alguns dos fenômenos vistos em planetas e estrelas com este material," confirma o professor Eric Brown, da Universidade de Yale, nos EUA.
Metal líquido com magnetismo reforçado
O novo material parte de um bem conhecido metal líquido, uma liga de índio e gálio (eGaIn), ao qual são acrescidas várias partículas, que ficam em suspensão.
Ao fluir, a capacidade desse material híbrido para gerar ou modificar campos magnéticos é até cinco vezes maior que a do metal líquido puro.
Isso, juntamente com um aumento significativo na condutividade elétrica, significa que o material pode ser usado para estudar os efeitos da magnetohidrodinâmica - as propriedades magnéticas dos fluidos condutores, dificilmente detectáveis fora dos núcleos de planetas e estrelas.
Suspensão
Uma das dificuldades para colocar partículas em suspensão em metais líquidos é que o ar oxida a "pele" dos metais líquidos, mantendo as partículas na superfície. A equipe resolveu esse problema submergindo o metal líquido em uma solução ácida, que remove e impede a oxidação.
"Conseguimos colocar em suspensão quase tudo o que queríamos - aço, zinco, níquel, ferro - basicamente qualquer coisa com uma condutividade maior do que a do eGaIn," disse Florian Carle, responsável pelo desenvolvimento desse método.
Novo material desvendará mistérios do campo magnético da Terra
No artigo que descreve o material, a equipe fez uma descrição detalhada de sua preparação, para que outras equipes possam aproveitá-lo em seus próprios experimentos. [Imagem: Florian Carle et al. - 10.1103/PhysRevFluids.2.013301]
Inversão dos polos magnéticos da Terra
O novo material deverá trazer novas possibilidades de experimentos para a geofísica, astrofísica e outros campos que exploram a dinâmica do campo magnético da Terra, que é gerado pelo metal líquido - sobretudo ferro e níquel - que flui no núcleo. Este campo magnético cria uma corrente elétrica dentro da Terra e bloqueia a radiação vinda do espaço.
Uma das possibilidades está no estudo dos pólos magnéticos, sobretudo quando os pólos norte e sul da Terra se invertem.
Isso não acontece muitas vezes - em média, uma vez a cada algumas centenas de milhares de anos -, mas os efeitos da inversão geomagnética podem ser devastadores, temporariamente levantando a barreira que nos protege da radiação do espaço. Alguns cientistas acreditam que essas inversões causaram várias das grandes extinções de espécies na Terra.

Bibliografia:

Development of magnetic liquid metal suspensions for magnetohydrodynamics
Florian Carle, Kunlun Bai, Joshua Casara, Kyle Vanderlick, Eric Brown
Physical Review Fluids
Vol.: 2, 013301
DOI: 10.1103/PhysRevFluids.2.013301

Nenhum comentário:

Postar um comentário