sábado, 12 de maio de 2018

Couro sintético mais natural com ajuda de plantas Redação do Site Inovação Tecnológica

Couro sintético mais natural com ajuda de plantas

Couro sintético mais natural com ajuda de plantas
Uma gota de óleo é pingada no couro sintético comum (em cima) e no couro sintético tratado com o nanorrevestimento (embaixo). [Imagem: OSU]
Biomimetismo
Uma película em escala nanométrica torna o couro sintético capaz de limpar-se por conta própria da poeira e de respingos e, melhor ainda, impede que ele fique grudento nos dias mais quentes.
O nanorrevestimento foi inspirado na folha de lótus e é uma derivação de um material que a equipe do professor Bharat Bhushan, da Universidade de Ohio, nos EUA, já usou para criar revestimentos para que frascos de xampu deixem sair até a última gota, redes para capturar óleo derramado e substitutos para lubrificantes de máquinas.
Quando aplicado sobre o couro sintético, o material faz com que gotas de óleo ou água escorram sem deixar marcas. E nenhum sinal de mudança na textura do material foi detectado até a temperatura de 70º C.
Couro sintético
O couro sintético é feito de tecido revestido com plástico, geralmente poliuretano (PU) ou policloreto de vinila (PVC). Tanto o PVC como o PU podem ser moldados em folhas planas com ranhuras que lhe conferem uma textura semelhante ao couro. Como o couro genuíno, o couro sintético é permeável aos líquidos; e, ao contrário do couro genuíno, ele fica pegajoso em altas temperaturas porque o calor amolece a superfície do plástico.
As nanopartículas do revestimento grudam nas moléculas poliméricas do couro sintético, criando saliências que impedem que o líquido acomode-se na superfície - a tensão superficial do líquido mantém o formato de gota, que escorre facilmente.
"Hoje, o mercado de couro sintético está crescendo porque ele é mais barato e mais fácil de trabalhar. Pelo que sabemos, esta é a primeira vez que alguém conseguiu fabricar couro sintético que não apenas é resistente à água, mas super-liquifóbico - repele a água e os líquidos à base de óleo," disse o professor Bhushan.
Segundo ele, o revestimento poderá ser facilmente adaptado para uso em móveis, interiores de automóveis, roupas, sapatos e bolsas.

Bibliografia:

Fabrication of bioinspired superliquiphobic synthetic leather with self-cleaning and low adhesion
Dev Gurera, Bharat Bhushan
Colloids and Surfaces A
Vol.: 545, 20 May 2018, Pages 130-137
DOI: 10.1016/j.colsurfa.2018.02.052

Nenhum comentário:

Postar um comentário