sábado, 15 de julho de 2017

Astrônomos descobrem menor estrela já encontrada Redação do Site Inovação Tecnológica

Astrônomos descobrem menor estrela já encontrada

Menor estrela conhecida tem tamanho de planeta
Esta pode ser uma das menores estrelas que merecem o nome de estrela.[Imagem: Amanda Smith]
Menor estrela conhecida
Uma equipe internacional de astrônomos acaba de identificar a menor estrela que se conhece.
Pouco maior do que Saturno, a estrela EBLM J0555-57Ab está localizada a cerca de 600 anos-luz da Terra e parece ter a massa mínima possível para que possa ser chamada de estrela, o que significa ser capaz de iniciar e sustentar a fusão de hidrogênio em hélio em seu núcleo.
"Nossa descoberta revela como as estrelas podem ser pequenas," disse Alexander Boetticher, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. "Se essa estrela tivesse se formado apenas com um pouco menos de massa a reação da fusão de hidrogênio em seu núcleo não seria sustentável, e a estrela teria se tornado uma anã marrom."
Mais do que uma curiosidade científica, estrelas pequenas e frias são candidatas muito boas para se procurar por planetas com condições de habitabilidade, como recentemente se viu com a estrela anã TRAPPIST-1.
Embora sejam as estrelas mais numerosas no Universo, esses pequenos astros, com massa e dimensões menores do que 20% das do Sol, são pouco compreendidas pelos astrônomos justamente pela dificuldade em detectá-las - elas são pequenas demais e pouco brilhantes para nossos telescópios.

Bibliografia:

The EBLM project III. A Saturn-size low-mass star at the hydrogen-burning limit
Alexander von Boetticher, Amaury H.M.J. Triaud, Didier Queloz, Sam Gill, Monika Lendl, Laetitia Delrez, David R. Anderson, Andrew Collier Cameron, Francesca Faedi, Michaël Gillon, Yilen Gómez Maqueo Chew, Leslie Hebb, Coel Hellier, Emmanuël Jehin, Pierre F.L. Maxted, David V. Martin, Francesco Pepe, Don Pollacco, Damien Ségransan, Barry Smalley, Stéphane Udry, Richard West
Astronomy & Astrophysics
https://arxiv.org/abs/1706.08781

Nenhum comentário:

Postar um comentário