sábado, 10 de junho de 2017

CO2 vira combustível líquido com sistema de baixo custo Redação do Site Inovação Tecnológica

CO2 vira combustível líquido com sistema de baixo custo

Primeiro sistema de baixo custo para quebrar CO2
O mesmo catalisador faz as duas partes da reação. [Imagem: Marcel Schreier et al. - 10.1038/nenergy.2017.87]
CO2 vira combustível
Cientistas suíços criaram o primeiro sistema de baixo custo para quebrar o dióxido de carbono (CO2) em monóxido de carbono (CO) e oxigênio (O), uma meta longamente perseguida para transformar o gás de efeito estufa em combustível líquido.
A eletrólise do CO2 é o primeiro passo para viabilizar essa fonte de energia limpa, mas os catalisadores disponíveis até agora não são seletivos o bastante e, além disso, são caros demais para viabilizar uma operação em escala industrial.
Quem está mudando esta história é a equipe do professor Michael Gratzel, do Instituto Politécnico Federal de Lausanne, o mesmo grupo pioneiro na criação das células solares de plástico.
E a novidade leva uma pitada importante das células solares.
Fotoeletrolisador
A equipe desenvolveu um catalisador formado por nanofios de óxido de cobre e óxido de estanho. O óxido de estanho evita a geração de subprodutos indesejados, que normalmente surgem dos catalisadores feitos somente de cobre. O resultado é CO puro.
Marcel Schreier e Jingshan Luo queriam mais, e então acoplaram o catalisador a uma célula solar de tripla junção (GaInP/GaInAs/Ge), formando um fotoeletrolisador de CO2 - as moléculas de CO2 são quebradas com energia solar.
O sistema ainda usa o mesmo catalisador como catodo para reduz o CO2 em CO e como anodo para oxidar a água para oxigênio através do que é conhecido como a "reação de evolução do oxigênio", com os gases sendo separados por uma membrana bipolar.
"Esta é a primeira vez que um catalisador bifuncional e de baixo custo é demonstrado. Muito poucos catalisadores - com a exceção dos caros, como ouro e prata - conseguem transformar seletivamente o CO2 em CO em água, o que é crucial para aplicações industriais," disse Schreier.

Bibliografia:

Solar conversion of CO2 to CO using Earth-abundant electrocatalysts prepared by atomic layer modification of CuO
Marcel Schreier, Florent Héroguel, Ludmilla Steier, Shahzada Ahmad, Jeremy S. Luterbacher, Matthew T. Mayer, Jingshan Luo, Michael Grätzel
Nature Energy
Vol.: 2, 17087
DOI: 10.1038/nenergy.2017.87

Nenhum comentário:

Postar um comentário