sábado, 20 de maio de 2017

Primeiro satélite totalmente brasileiro será lançado em 2018 Com informações do Inpe

Primeiro satélite totalmente brasileiro será lançado em 2018

Primeiro satélite totalmente brasileiro será lançado em 2018
Modelo do satélite Amazônia-1, de projeto e fabricação nacionais. [Imagem: Inpe]
Domínio tecnológico
O Brasil continua construindo o primeiro de uma série de satélites de médio porte, projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que deverá ser o primeiro satélite totalmente nacional - diferente do recém-lançado SGDC, que foi fabricado por uma empresa francesa.
Previsto inicialmente para ser lançado em 2010, a falta de verbas e de priorização governamental retardaram o projeto. Com isto, o primeiro satélite da série agora teve seu lançamento reagendado para 2018.
O Amazônia-1 terá a capacidade de fazer imagens de qualquer parte do planeta em até cinco dias, período necessário para dar uma volta completa ao redor da Terra.
Será o primeiro de três satélites que integram a Missão Amazônia, que consiste na construção da Plataforma Multimissão (PMM), uma estrutura-base para a fabricação de satélites de conteúdo nacional, e de câmeras capazes de fazer o sensoriamento remoto da superfície terrestre.
"Não tem no Brasil uma plataforma desse nível de complexidade e com essas características. Embora já tenhamos construído satélites antes, não tínhamos ainda o ciclo completo: projetar, integrar o satélite, testar, efetuar o lançamento e operar o equipamento. Passamos a dominar o ciclo completo de satélites estabilizados em três eixos. Conquistamos uma autonomia para o país," destacou o coordenador do programa, Adenilson Silva.
Tecnologia nacional
Os principais sistemas que vão compor a PMM (Plataforma Multimissão) são a estrutura mecânica, o suprimento de energia, o controle de altitude e o tratamento dos dados, a gestão de bordo, o controle térmico, a telemetria, telecomando e rastreio e a propulsão.
Tudo isso está sendo produzido por empresas brasileiras, sob a supervisão do Inpe. Cerca de 60% do investimento de R$ 270 milhões foi destinado à aquisição de componentes e sistemas produzidos por companhias nacionais.
O primeiro passo na fabricação de um satélite é a construção do modelo de engenharia, que visa validar e provar que o equipamento tem a funcionalidade para atender à demanda para a qual foi projetado. A segunda fase é a qualificação do equipamento para assegurar que ele é capaz de suportar as condições extremas do espaço. Depois de todo esse processo, é possível construir o modelo de voo, que é o que efetivamente será lançado.
Todo esse processo poderá ser reaproveitado para os satélites subsequentes da Missão Amazônia: o Amazônia-1B e o Amazônia-2, com uma economia significativa nos custos de construção dos modelos que se seguem.
Primeiro satélite totalmente brasileiro será lançado em 2018
Equipamento é o primeiro de três satélites que integram a missão Amazônia. [Imagem: Inpe]
Amazônia-1
Os dados gerados pelas câmeras do Amazônia-1 poderão ser utilizados no controle do desmatamento e de queimadas na Amazônia Legal, além do monitoramento de recursos hídricos, de áreas agrícolas, do crescimento urbano e da ocupação do solo.
Também servirão para atender a outras aplicações similares, como o monitoramento da costa brasileira, dos níveis dos reservatórios de água, de áreas de florestas naturais e cultivadas, e de desastres ambientais.

As informações obtidas ficarão à disposição da comunidade científica e de órgãos governamentais, além de usuários interessados em ter uma melhor compreensão do ambiente terrestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário