segunda-feira, 15 de maio de 2017

Moro bate o martelo

 
 
O Antagonista
Mantenha seus amigos bem informados compartilhando a newsletter de O Antagonista com conteúdos exclusivos!
 
 

15 de Maio de 2017



 
 

Precisamos imitar um francês do século 17

 
Por Mario Sabino

Emmanuel Macron tomou posse como presidente da França, no domingo passado, com a intenção de levar adiante reformas que diminuam o desemprego e aumentem a competitividade do país. Mas o tema deste artigo é um francês do século 17: Jean-Baptiste Colbert, ele também um reformista.

Superintendente das finanças de Luís XIV, ele substituiu o marquês Nicolas Fouquet, detido e julgado por corrupção e condenado ao banimento. Pouco antes de ser detido, Fouquet havia recebido Luís XIV na sua magnífica propriedade em Vaux-le-Vicomte. O rei ficou espantado com a riqueza do meliante, confirmando as suspeitas levantadas por Colbert, que cobiçava o cargo de Fouquet.

No comando do dinheiro do reino, Colbert promoveu uma reforma geral na administração. É curioso que pareça novidade liberal gerir o estado como uma empresa comercial, mas foi o que o mercantilista Colbert levou a cabo há quase quatro séculos. Todos os impostos e despesas passaram a ser meticulosamente registrados. As repartições (os “bureaux”) foram organizadas para dar conta dos controles rígidos exigidos por Colbert. Aliás, a palavra “burocracia”, inventada no século seguinte por Vincent de Gournay, originou-se da estrutura criada pelo superintendente de Finanças de Luís XIV.

Emmanuel Macron é acusado pela esquerda de ser representante dos banqueiros — o que ele efetivamente é. Colbert era acusado pelas nobreza de ser representante dos grandes comerciantes — o que ele efetivamente era. Como disse o historiador Jacques Barzun, “com Luís XIV, a burguesia estava no poder; as leituras e os memorandos iniciais do rei fizeram dele, em parte, um rei burguês”. Por meio da centralização administrativa feita por Colbert, esvaziou-se o poder tirânico exercido pelos nobres locais.

Com tolerância zero para a corrupção ou mesmo a simples malandragem (a “moral burguesa” tem lá suas vantagens), o superintendente das Finanças propiciou que a França se tornasse a principal exportadora de artigos para a Europa. Peças de tecido com um centímetro a menos do que o registrado nos "bureaux" de exportação eram retidas pelos inspetores e destruídas. Resultado: a confiança dos importadores aumentou as encomendas de todos os produtos.

Depois de instalar uma administração eficiente e, consequentemente, colocar as finanças em ordem, Colbert procurou mitigar os efeitos da pobreza entre artesãos ou camponeses. Lê-se em Jacques Barzun: ele “usou seus funcionários para coletar dados estatísticos que lhe permitissem planejar uma ação corretiva. Renovou estradas, drenou pântanos, construiu canais e tomou medidas para aliviar a carga fiscal, como pedágios e outros tributos”. Como se não bastasse, deve-se a Colbert boa parte do patrimônio artístico francês.

Luís XIV, no entanto, colocaria tudo a perder, por causa da sua ambição expansionista — transmitida como vírus a seus sucessores. A França entraria continuamente em guerras durante um século e meio, arruinando a sua economia e abrindo caminho para os demagogos revolucionários. A centralização administrativa eficaz transformou-se em máquina pesada. Uma pena, porque, como nota Jacques Barzun, a França de Luís XIV poderia ter dado uma lição mundial de economia política graças a Colbert.

O termo “colbertismo” ainda é usado na França, tanto para o bem como para o mal. Espero que o capitalista Macron inspire-se no mercantilista Colbert — e que o Brasil imite a receita. Somos um país de imitadores, mas está na hora de pararmos de imitar apenas as coisas ruins.
 
   


AO VIVO | TV Antagonista - Edição das 17h



Moro bate o martelo


O juiz Sergio Moro já ouviu testemunhas demais no processo sobre o triplex...[ leia mais 

Sergio Moro negou o pedido do MPF e da defesa de Lula para ouvir mais testemunhas...

A única estratégia da defesa de Lula no processo do triplex é protelar ao máximo a sentença em segunda instância...

Cristiano Zanin Martins avisou que vai recorrer da decisão de hoje de Sérgio Moro....

ANÚNCIO - JOILIVIImagem

Diga adeus às idas noturnas ao banheiro


Sua próstata aumenta conforme a idade, o que te faz urinar em conta-gotas e ter sensação de constante aperto. Há um ingrediente capaz de diminuir sua próstata e fazer você dar adeus às idas frequentes ao banheiro. A Jolivi revela neste documento especial este segredo (Obs: tem na feira). Saiba mais.

A companheira de chapa de João Doria


João Doria já está montando sua chapa.
De acordo com o Estadão, “há conversas adiantadas para que sua eventual candidatura presidencial seja bancada por uma chapa formada por PSDB, PMDB, PSD e DEM... [ leia mais 

Eliseu Padilha deu uma entrevista ao Correio Braziliense sobre o primeiro ano do governo Temer.
Disse que com "a reversão do desemprego", as boas notícias no campo da economia chegarão "ao João, ao José...


"Só o povo mete medo em político"


De Álvaro Dias ao O Antagonista, sobre o golpe para manter o foro privilegiado...[ leia mais 

Randolfe Rodrigues, relator da PEC do fim do foro, promete cobrar Rodrigo Maia para que ele estabeleça um calendário de tramitação da proposta, depois que ela for aprovada no Senado, nesta semana...


Novo parecer pela cassação da chapa Dilma-Temer


Nicolao Dino, vice-procurador-geral Eleitoral, apresentou ao TSE um novo pedido de cassação da chapa Dilma-Temer...[ leia mais 


Reunião de Pauta: "A terrorista no Palácio da Alvorada"



Boulos, o PSOL e Lula


O Antagonista soube que Guilherme Boulos tinha a intenção de "refundar" o PSOL para, com o 'exército' do MTST, fazer candidatos do partido em 2018...[ leia mais 


ANÚNCIO - INVERSAImagem

A Guerra de Trump é outra


Enquanto todos olham para Síria e Coreia, o "Cachorro Louco" do presidente dos EUA mira outro alvo. Entenda do que estamos falando aqui
[leia mais]

PGR quer Duque mantido na prisão


A PGR se manifestou contra a extensão da liberdade concedida a José Dirceu a Renato Duque...[ leia mais 


Franklin Martins nas asas da OAS


A Época conta que Franklin Martins usou o jatinho da OAS em seus deslocamentos em Angola...[ leia mais 


Maria Silvia: "Não tenho nenhum apego a cargos"


Em entrevista à Sonia Racy, a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, disse que as acusações contra o banco precisam ficar claras...
[ leia mais 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário