quarta-feira, 17 de maio de 2017

Ar poluído é usado para produzir combustível limpo Redação do Site Inovação Tecnológica

Ar poluído é usado para produzir combustível limpo

Ar poluído é usado para produzir combustível limpo
O "hidrogênio solar" é produzido com maior eficiência quando a célula a combustível usa ar poluído. [Imagem: ChemSusChem/Wiley/Divulgação]
Hidrogênio solar
Engenheiros belgas construíram uma célula a combustível que demonstra um conceito virtualmente revolucionário: enquanto retira a poluição do ar, ele produz hidrogênio, um combustível limpo.
E, para que isso aconteça, a célula usa energia da luz do Sol.
Desta forma, atinge-se simultaneamente dois objetivos longamente perseguidos: purificar o ar e gerar um combustível alternativo que, quando queimado, não gera novos poluentes.
"Nós usamos um pequeno dispositivo com duas câmaras separadas por uma membrana. O ar é purificado de um lado, enquanto no outro lado é produzido gás hidrogênio a partir de uma parte dos produtos de degradação, que pode ser armazenado e usado posteriormente como combustível, como já está sendo feito em alguns ônibus a hidrogênio, por exemplo," explicou o professor Sammy Verbruggen, que desenvolveu a célula a combustível juntamente com seus colegas das universidades de Antuérpia e Lovaina.
Célula a combustível solar
O segredo dessa célula a combustível solar está justamente na membrana, feita com nanomateriais funcionais, que funcionam como catalisadores das reações.
"Esses catalisadores são capazes de produzir gás hidrogênio e quebrar a poluição do ar. No passado, essas células foram usadas principalmente para extrair hidrogênio da água. Descobrimos agora que isso também é possível, e de forma ainda mais eficiente, com ar poluído," disse Verbruggen.
Parece ser um processo complexo, mas não é: o aparelho só precisa ser exposto à luz. O uso da luz solar é uma escolha natural, já que os processos fundamentais de construção da tecnologia são semelhantes aos usados nos painéis solares. A diferença é que a eletricidade não é gerada diretamente, como em uma célula solar - enquanto purificam o ar, as reações também produzem energia, que é armazenada na forma do gás hidrogênio.
Ar poluído é usado para produzir combustível limpo
Foto do protótipo do aparelho, que agora será construído em escala maior. [Imagem: UAntwerpen/KU Leuven]
Aumento de escala
O objetivo da equipe agora é aumentar a eficiência e construir protótipos de teste em maior escala.
"Atualmente estamos trabalhando em uma escala de apenas alguns centímetros quadrados. A seguir, queremos ampliar a nossa tecnologia para tornar o processo aplicável industrialmente. Também estamos trabalhando na melhoria dos nossos materiais para que possamos usar a luz solar de forma mais eficiente para desencadear as reações," disse Verbruggen.

Bibliografia:

Inside Back Cover: Harvesting Hydrogen Gas from Air Pollutants with an Unbiased Gas Phase Photoelectrochemical Cell
Sammy W. Verbruggen, Van Hal, Tom Bosserez, Jan Rongé, Birger Hauchecorne, Johan A. Martens, Silvia Lenaerts
ChemSusChem
Vol.: 10, Issue 7, Page 1640
DOI: 10.1002/cssc.201700485

Nenhum comentário:

Postar um comentário